Skip to content

Pós-Graduação em Gestão Cultural e Indústria Criativa

O mercado necessita de profissionais aptos a tomar decisões em ambientes complexos e em transformação. Aprenda a gerenciar as etapas de produção de diferentes eventos culturais e analise criticamente as mudanças culturais da sociedade. Pratique seus conhecimentos em um laboratório criativo, onde poderá fazer a cobertura de eventos e muito mais. Isso com a qualidade da melhor universidade privada do Brasil.

Tire suas dúvidas

Metodologia focada no mercado

Faça sua imersão com uma pós-graduação conectada com a rotina da profissão.

Lab_CC

Lab_CC

Faça parte de um laboratório criativo. Aqui você contará com mentorias, fará cobertura de eventos, participará de workshops e muito mais. Tudo para você fazer uma imersão no cenário cultural brasileiro.

Perfil Hands-on

Perfil Hands-on

Faça uma especialização mão na massa. Aqui você aprenderá enquanto aplica todos os seus conhecimentos, além de fazer análises de casos reais do mundo cultural. Saia pronto para enfrentar qualquer desafio no mercado de trabalho. 

Crítica à sociedade

Crítica à sociedade

Entenda o seu papel perante as transformações da sociedade. Participe de debates e construções de trabalhos que reflitam sobre a responsabilidade social do cenário cultural brasileiro.  

Criação de portfólio

Criação de portfólio

Construa o seu portfólio com suas produções. Ao longo da sua especialização, você produzirá trabalhos voltados para o mercado. Assim, no final da sua jornada, o seu portfólio estará recheado e você poderá se destacar em meio à concorrência.

Community Hub

Community Hub

Cultura é formada em comunidade, e aqui valorizamos muito isso. Por esse motivo, tenha trocas frequentes com colegas, professores e produtores culturais renomados no Brasil.  

Suporte 360°

Suporte 360°

Conte com um atendimento personalizado durante toda a sua jornada. Tire dúvidas, solucione questões e o que mais precisar. A PUC-Rio está aqui com você. 

Projeto cultural no lugar do TCC

Projeto cultural no lugar do TCC

Finalize sua especialização com a produção de um projeto cultural. Toda a sua especialização é voltada para o seu crescimento e reinvenção profissional, e a última entrega será o reflexo da sua jornada. 

Conteúdo do curso

Laboratório de Criatividade e Cultura

Estimular capacidade de criação, produção, distribuição e análise crítica de objetos culturais, artísticos ou midiáticos, articulando competências profissionais e sociais a partir das demandas e dos contextos específicos de produção. Oferecer uma visão integradora e horizontalizada da cadeia produtiva na área de cultura. Apresentar o conjunto de habilidades fundamentais para elaboração e produção executiva de projetos em segmentos artísticos e culturais (música, dança, teatro, cinema, artes visuais, artes integradas, patrimônio material e imaterial, entre outros).

90h - Daniel Castanheira Fernandes e Miguel Jost Ramos

Políticas culturais: contexto histórico e perspectivas contemporâneas

Análise do longo arco temporal de políticas públicas de cultura no Brasil a partir do século XX; a relevância das políticas culturais para os debates sobre as identidades culturais dos brasileiros; o papel do Estado para proteção e salvaguarda das manifestações da cultura popular; o papel indutor do Estado para o desenvolvimento da economia da cultura; os paradigmas contemporâneos sobre o papel das políticas públicas no setor cultural.

30h - Miguel Jost Ramos e Lia Cabral Baron


Economia da Cultura

Desenvolver a compreensão da relevância econômica da cultura, sua contribuição para o PIB, para geração de riqueza e para empregabilidade. Trabalhar noções gerais de economia básica e administração de equipamentos e bens culturais. Introduzir aos alunos os parâmetros fundamentais que moldam a indústria criativa e analisar casos de políticas voltadas para a interface entre cultura e economia.

30h - Luciana Adão de Paula Andrade Richard e Sandro Henrique Rosa

Comunicação e marketing para projetos culturais

O objetivo da disciplina é apresentar um panorama histórico do conceito e debater suas perspectivas para o futuro. A partir da apresentação de uma série de cases relevantes da área, pretende-se oferecer ferramentas para que produtores, gestores e empreendedores culturais possam construir planos estratégicos de comunicação e marketing compatíveis com as demandas que o cenário cultural apresenta hoje.

30h - Alessandra Baiocchi Antunes Corrêa e Felipe Gomberg

Oficina de projetos - planejamento e desenvolvimento

Experimentar as principais ferramentas para a construção de projetos culturais dentro do contexto contemporâneo. Formular projetos que contemplem processos que vão desde a formulação de uma ideia até a sua realização tanto no setor privado quanto na esfera pública. Construir um modelo/protótipo de projeto que pode ser incorporado ao portfólio de cada aluno.

60h - Elaine Vidal  Oliveira e Marcos  Luís Barbato

Fomento à cultura no Brasil: parâmetros legislativos e práticas jurídicas

Análise dos pilares jurídicos e legislativos que organizam as práticas de fomento à cultura no Brasil. A Constituição de 1988 e a cultura como direito. Modelos de financiamento, leis de renúncia fiscal, sistema nacional de cultura, fundo setorial do audiovisual, financiamento de políticas de apoio às artes e outros mecanismos de suporte orçamentário para o setor cultural. Questões relativas à prestação de contas e mecanismos de controle do orçamento público.

30h - Ericka Gavinho D'Icarahy e Lia Cabral Baron

Gestão de equipamentos e bens culturais

Apresentar a complexidade da gestão de equipamentos e bens culturais nos setores público e privado, analisar a pluralidade dos desafios que essa gestão demanda e demonstrar os principais pilares que podem nortear um modelo contemporâneo para o gerenciamento de espaços e de patrimônios culturais. Refletir sobre conceitos gerais de gestão cultural, os principais postulados que condicionam boas práticas de gestão e a inexistência de modelos gerais que possam ser aplicados independente dos contextos territoriais e econômicos.

30h - Márcio Tavares dos Santos e Marcelo Murta Velloso

Cultura brasileira: perspectivas críticas

Debater as principais características que moldaram a noção de cultura brasileira a partir do início do século XX. Discutir conceitos como identidade cultural, as relações entre erudito e popular, a democratização dos bens culturais e as perspectivas mais relevantes sobre a noção de diversidade cultural. Analisar os principais movimentos da cultura brasileira e refletir criticamente sobre as obras de seus principais intérpretes no campo do pensamento social produzido no Brasil.

30h - Sergio Luis Ribeiro Mota,  Eduardo Miranda Silva e Frederico Oliveira Coelho

Ética e humanismo na perspectiva da gestão cultural

Debater o papel da cultura como instrumento para o desenvolvimento humano e social. Apresentar os principais desafios éticos para que uma produção cultural esteja alinhada com as premissas antropológicas e humanistas do século XXI. Refletir criticamente sobre a relevância de uma cultura ética e humanista para promoção do bem-estar humano, a justiça social e o respeito pelos direitos individuais. Reforçar a percepção da cultura como um território de valorização da dignidade humana, da empatia, da solidariedade, da cooperação e de práticas de  inclusão.

30h - André Luis de Araújo e Gabriel Chavarry Neiva

Alguns dos nossos professores que praticam o que ensinam

Pós-Graduação Digital:

Alessandra Baiocchi

Pós-Graduação Digital:

André Luis de Araújo

Pós-Graduação Digital:

Daniel Castanheira

Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade e Professor do Departamento de Letras e do curso de Artes Cênicas da PUC-Rio. 

Pós-Graduação Digital:

Eduardo Miranda

Pós-Graduação Digital:

Ericka Gavinho

Pós-Graduação Digital:

Felipe Gomberg

Pós-Graduação Digital:

Frederico Oliveira

Pós-Graduação Digital:

Gabriel Neiva

Pós-Graduação Digital:

Lia Cabral Baron

Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e Subsecretária de Cultura na Secretaria Municipal de Cultura de Niterói/RJ.

Pós-Graduação Digital:

Luciana Adão

Pós-Graduação Digital:

Marcelo Murta

Pós-Graduação Digital:

Marcos Luís Barbato

Pós-Graduação Digital:

Miguel Jost Ramos

Doutor em estudos de literatura e cultura e Professor dos departamentos de Comunicação e Letras da PUC-Rio. 

Pós-Graduação Digital:

Márcio Tavares

Pós-Graduação Digital:

Sandro Henrique Rosa

Pós-Graduação Digital:

Sergio Luis Ribeiro

Preço e formas de pagamento

No boleto ou cartão, em até 36x de

R$ 419,87

ou à vista por R$ 12.092,25
Desconto de R$ 3.023,07

Escolha sua modalidade de parcelas

1x R$ 12.092,25 20% R$ 3.023,07
3x R$ 4.181,90 17% R$ 2.569,60
6x R$ 2.090,95 17% R$ 2.569,60
9x R$ 1.427,56 15% R$2.267,29
12x R$ 1.070,67 15% R$ 2.267,29
18x R$ 755,77 10% R$ 1.511,53
24x R$ 598,31 5% R$ 755,76
36x R$ 419,87

Mais detalhes

Detalhes

Online

Detalhes

Certificado: Especialização PUC-Rio

Detalhes

Carga horária: 360 horas

Detalhes

Duração: 9 meses

Detalhes

Início: 19/02/2024

Guia do Curso

Ebook
  • Para quem é o curso  
  • Funcionamento das aulas 
  • Carga horária 
  • Como o curso reinventará a sua carreira 
  • Ementa disciplina a disciplina
Guia do Curso Arrow Alt To Bottom

Sistema de ensino diferenciado

Cursos que você pode gostar

Economia Criativa

Pós-Graduação em Narrativas Digitais

O mercado necessita de profissionais qualificados e que possuam um olhar humano para a sociedade. Aprenda a construir narrativas digitais relevantes ...

  • Ícone Lab_CC: prática criativa
  • Ícone TCC x Projeto Cultural
  • Ícone Community Hub
  • Ícone Suporte 360°
Conheça o curso