Logo
Pós-Graduação em Gestão Cultural e Indústria Criativa
Economia Criativa

Pós-Graduação em Gestão Cultural e Indústria Criativa

Suporte 360º

Metodologia inovadora

Network qualificado

Tire suas dúvidas
Aprenda a gerenciar todas as etapas do processo de concepção de projetos culturais, artísticos e de entretenimento. Veja da legislação até a divulgação de eventos, e ainda debata sobre os paradigmas da cultura no cenário brasileiro. Adicione ao seu currículo a excelência e relevância de uma das 5 melhores universidades do Brasil.

Profissionais de áreas como artes, cultura, eventos, comunicação, gestão pública e entretenimento, que desejam atuar no planejamento, execução e promoção de projetos culturais no contexto brasileiro.

Para quem é este curso:

  • Gestores e produtores culturais interessados em aprimorar suas competências na concepção, organização e divulgação de eventos e projetos culturais.
  • Profissionais que trabalham com captação de recursos, editais culturais e gestão de patrocínios, buscando maior entendimento da legislação e estratégias eficazes.
  • Empreendedores criativos que desejam compreender os paradigmas culturais brasileiros e desenvolver negócios no setor artístico e cultural.

  • Guia do Curso

    Guia do Curso


    • Para quem o curso é destinado
    • Como funcionarão as aulas
    • Carga horária
    • Como o curso transformará a sua carreira
    • Ementa disciplina a disciplina
    Baixe o Guia do Curso

    Descubra tudo o que a PUC-Rio desenhou para este curso:

    Metodologia focada no mercado

    Faça sua imersão com uma pós-graduação conectada com a rotina da profissão.

    Lab_CC

    Lab_CC

    Laboratório criativo com mentorias, cobertura de eventos, workshops, entre outros. Saiba mais.

    Criação de portfólio

    Criação de portfólio

    Monte seu portfólio profissional com entregas acadêmicas pensadas no dia a dia da profissão.
    Community Hub

    Community Hub

    Tenha momentos de troca com colegas, professores e profissionais do mercado.
    Projeto cultural x TCC

    Projeto cultural x TCC

    Finalize sua jornada com a entrega de um projeto cultural que reúne tudo o que você aprendeu.
    Perfil Hands-on

    Perfil Hands-on

    Coloque em prática toda a teoria vista na produção de Projetos Culturais durante todo o curso.
    Crítica à sociedade

    Crítica à sociedade

    Debata o tema cultura no Brasil, suas influências e impactos na sociedade.
    Suporte 360°

    Suporte 360°

    Conte com um atendimento personalizado e humanizado ao longo da sua jornada.

    Conteúdo do Curso

    Políticas Culturais: Contexto Histórico e Perspectivas Contemporâneas

    Duração: 30h | Prof.: Miguel Jost Ramos


    • História das políticas públicas de cultura no Brasil; 
    • Debates sobre as identidades culturais no Brasil; 
    • Papel do Estado para proteção das manifestações da cultura popular; 
    • Desenvolvimento da economia da cultura; 
    • Paradigmas contemporâneos sobre o papel das políticas públicas no setor cultural.
    Economia da Cultura

    Duração: 30h | Professores: Lia Cabral Baron e Marcelo Murta Velloso 


    • Relevância econômica da cultura: PIB, geração de riqueza e empregabilidade;  
    • Economia e administração de equipamentos e bens culturais;  
    • Análise de casos sobre cultura e economia. 
    Cultura Brasileira: Perspectivas Críticas

    Duração: 30h | Prof.: Gabriel Chavarry Neiva 


    • Principais características que moldaram a noção de cultura brasileira a partir do início do século XX; 
    • Identidade cultural, as relações entre erudito e popular, a democratização dos bens culturais e as perspectivas mais relevantes sobre a noção de diversidade cultural; 
    • Análise dos principais movimentos da cultura brasileira e as obras dos principais intérpretes do pensamento social produzidas no Brasil.  
    Fomento à Cultura no Brasil: Parâmetros Legislativos e Práticas Jurídicas

    Duração: 30h | Profª.: Ericka Gavinho D'Icarahy


    • Análise dos pilares jurídicos e legislativos que organizam as práticas de fomento à cultura no Brasil;  
    • Modelos de financiamento e mecanismos de suporte orçamentário para o setor cultural; 
    • Prestação de contas e mecanismos de controle do orçamento público. 
    Ética e Humanismo na Perspectiva da Gestão Cultural

    Duração: 30h | Prof.: Daniel Castanheira

    • O papel da cultura como instrumento para o desenvolvimento humano e social; 
    • Principais desafios éticos em produções culturais; 
    • Promoção do bem-estar humano, justiça social e o respeito pelos direitos individuais através da cultura; 
    • Cultura como território de valorização da dignidade, da empatia, da solidariedade, da cooperação e da inclusão.  
    Comunicação e Marketing para Projetos Culturais

    Duração: 30h | Profª.: Alessandra Baiocchi Antunes Corrêa 


    • Debates sobre o histórico e perspectivas para o futuro da área; 
    • Estudo sobre ferramentas para construção de planos estratégicos de comunicação para projetos culturais. 
    Gestão de Equipamentos e Bens Culturais

    Duração: 30h | Professores: Lia Cabral Baron e Marcelo Murta Velloso 


    • Gestão de equipamentos e bens culturais nos setores público e privado; 
    • Pilares norteadores de um modelo contemporâneo de gerenciamento de espaços e patrimônios culturais; 
    • Boas práticas de gestão.  
    Laboratório de Criatividade e Cultura

    Duração: 90h


    • Capacidade de criação, produção, distribuição e análise crítica de objetos culturais; 
    • Cadeia produtiva na área de cultura; 
    • Habilidades fundamentais para elaboração e produção de projetos artísticos e culturais. 
    Oficina de Projetos – Planejamento e Desenvolvimento

    Duração: 60h


    • Momento Hands-On: Produção de um projeto com base nas seguintes características: 
    • Experimentação das principais ferramentas de construção de projetos culturais; 
    • Formulação de projetos com realização nos setores privado e público; 
    • Construção de um modelo de projeto que pode ser incorporado ao portfólio profissional do aluno. 

    Time de professores que praticam o que ensinam

    Alexandre Montaury Economia Criativa

    Alexandre Montaury

    Diretor do Departamento de Letras e coordenador de projetos de pesquisa centrados no estudo das literaturas de língua portuguesa.

    Conheça
    Tatiana Oliveira Siciliano Economia Criativa

    Tatiana Oliveira Siciliano

    Diretora e professora do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

    Conheça
    Miguel Jost Ramos Economia Criativa

    Miguel Jost Ramos

    Doutor em estudos de literatura e cultura e Professor dos departamentos de Comunicação e Letras da PUC-Rio.

    Conheça
    Gabriel Neiva Economia Criativa

    Gabriel Neiva

    Doutor em Comunicação Social, e faz parte do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

    Conheça
    Eduardo Miranda Economia Criativa

    Eduardo Miranda

    Professor da PUC-Rio e Pós-Doutor, com pesquisa sobre as relações intertextuais entre cinema e literatura.

    Conheça
    Daniel Castanheira Economia Criativa

    Daniel Castanheira

    Professor do Departamento de Letras da PUC-Rio e Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.

    Conheça
    Lia Cabral Baron Economia Criativa

    Lia Cabral Baron

    Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e Subsecretária de Cultura na Secretaria Municipal de Cultura de Niterói/RJ.

    Conheça
    Ericka Gavinho Economia Criativa

    Ericka Gavinho

    Autora do livro “Fomento à Cultura no Brasil” e Subsecretária de Gestão da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

    Conheça
    Marcelo Murta Economia Criativa

    Marcelo Murta

    Experiência com planejamento e gestão nos setores público e privado, e em organizações internacionais.

    Conheça
    Alessandra Baiocchi Economia Criativa

    Alessandra Baiocchi

    Professora dos Programas de Pós Graduação do IAG PUC-Rio e Coordenadora do MBA de Gestão de Marketing na mesma instituição.

    Conheça
    Alexandre Montaury Economia Criativa

    Alexandre Montaury

    Diretor do Departamento de Letras e coordenador de projetos de pesquisa centrados no estudo das literaturas de língua portuguesa.
    Conheça
    Tatiana Oliveira Siciliano Economia Criativa

    Tatiana Oliveira Siciliano

    Diretora e professora do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
    Conheça
    Miguel Jost Ramos Economia Criativa

    Miguel Jost Ramos

    Doutor em estudos de literatura e cultura e Professor dos departamentos de Comunicação e Letras da PUC-Rio.
    Conheça
    Gabriel Neiva Economia Criativa

    Gabriel Neiva

    Doutor em Comunicação Social, e faz parte do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.
    Conheça
    Eduardo Miranda Economia Criativa

    Eduardo Miranda

    Professor da PUC-Rio e Pós-Doutor, com pesquisa sobre as relações intertextuais entre cinema e literatura.
    Conheça
    Daniel Castanheira Economia Criativa

    Daniel Castanheira

    Professor do Departamento de Letras da PUC-Rio e Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.
    Conheça
    Lia Cabral Baron Economia Criativa

    Lia Cabral Baron

    Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e Subsecretária de Cultura na Secretaria Municipal de Cultura de Niterói/RJ.
    Conheça
    Ericka Gavinho Economia Criativa

    Ericka Gavinho

    Autora do livro “Fomento à Cultura no Brasil” e Subsecretária de Gestão da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.
    Conheça
    Marcelo Murta Economia Criativa

    Marcelo Murta

    Experiência com planejamento e gestão nos setores público e privado, e em organizações internacionais.
    Conheça
    Alessandra Baiocchi Economia Criativa

    Alessandra Baiocchi

    Professora dos Programas de Pós Graduação do IAG PUC-Rio e Coordenadora do MBA de Gestão de Marketing na mesma instituição.
    Conheça

    Convidados-referência no mercado

    Não existem professores/coordenadores cadastrados no momento

    Preço e formas de pagamento

    Parcelamento no cartão de crédito em até 36x de:

    R$ @mensalidade

    ou à vista de R$ @valorTotal
    por: R$ @valorParcela

    • Especialização 100% Online
    • Certificado: Especialização PUC-Rio
    • Formato: aulas gravadas e encontros ao vivo
    • Carga horária: 360 horas
    • Duração: de 9 a 12 meses (é possível antecipar a realização do Projeto do Curso)

    Mais detalhes do curso

    Cursos relacionados

    Economia Criativa

    Pós-Graduação em Narrativas Digitais

    Desenvolva suas habilidades na construção de narrativas para mídias digitais.

    Conheça o curso