Skip to content

Pós-Graduação em Gestão Cultural e Indústria Criativa

Aprenda a gerenciar todas as etapas do processo de concepção de projetos culturais, artísticos e de entretenimento. Veja da legislação até a divulgação de eventos, e ainda debata sobre os paradigmas da cultura no cenário brasileiro.

Adicione ao seu currículo a excelência e relevância de uma das 5 melhores universidades do Brasil.

Tire suas dúvidas

Metodologia focada no mercado

Faça sua imersão com uma pós-graduação conectada com a rotina da profissão.

Lab_CC

Lab_CC

Laboratório criativo com mentorias, cobertura de eventos, workshops, entre outros. Saiba mais.

Criação de portfólio

Criação de portfólio

Monte seu portfólio profissional com entregas acadêmicas pensadas no dia a dia da profissão.

Community Hub

Community Hub

Tenha momentos de troca com colegas, professores e profissionais do mercado. 

Projeto cultural x TCC

Projeto cultural x TCC

Finalize sua jornada com a entrega de um projeto cultural que reúne tudo o que você aprendeu.

Perfil Hands-on

Perfil Hands-on

Coloque em prática toda a teoria vista na produção de Projetos Culturais durante todo o curso.

Crítica à sociedade

Crítica à sociedade

Debata o tema cultura no Brasil, suas influências e impactos na sociedade.  

Suporte 360°

Suporte 360°

Conte com um atendimento personalizado e humanizado ao longo da sua jornada. 

Conteúdo do curso

Laboratório de Criatividade e Cultura

Duração: 90h | Professores: Daniel Castanheira Fernandes e Miguel Jost Ramos 

• Capacidade de criação, produção, distribuição e análise crítica de objetos culturais; 

• Cadeia produtiva na área de cultura; 

• Habilidades fundamentais para elaboração e produção de projetos artísticos e culturais. 

Políticas Culturais: Contexto Histórico e Perspectivas Contemporâneas

Duração: 30h | Prof.: Miguel Jost Ramos

• História das políticas públicas de cultura no Brasil; 

• Debates sobre as identidades culturais no Brasil; 

• Papel do Estado para proteção das manifestações da cultura popular; 

• Desenvolvimento da economia da cultura; 

• Paradigmas contemporâneos sobre o papel das políticas públicas no setor cultural.

Economia da Cultura

Duração: 30h | Professores: Lia Cabral Baron e Marcelo Murta Velloso

• Relevância econômica da cultura: PIB, geração de riqueza e empregabilidade;

• Economia e administração de equipamentos e bens culturais;

• Análise de casos sobre cultura e economia. 

Comunicação e Marketing para Projetos Culturais

Duração: 30h | Profª.: Alessandra Baiocchi Antunes Corrêa 

• Debates sobre o histórico e perspectivas para o futuro da área; 

• Estudo sobre ferramentas para construção de planos estratégicos de comunicação para projetos culturais. 

Oficina de Projetos – Planejamento e Desenvolvimento

Duração: 60h | Profª.: Marina Lima Mendes 

Momento Hands-On: Produção de um projeto com base nas seguintes características: 

• Experimentação das principais ferramentas de construção de projetos culturais; 

• Formulação de projetos com realização nos setores privado e público; 

• Construção de um modelo de projeto que pode ser incorporado ao portfólio profissional do aluno. 

Fomento à Cultura no Brasil: Parâmetros Legislativos e Práticas Jurídicas

Duração: 30h | Profª.: Ericka Gavinho D'Icarahy

• Análise dos pilares jurídicos e legislativos que organizam as práticas de fomento à cultura no Brasil;  

• Modelos de financiamento e mecanismos de suporte orçamentário para o setor cultural; 

• Prestação de contas e mecanismos de controle do orçamento público. 

Gestão de Equipamentos e Bens Culturais

Duração: 30h | Prof.: Márcio Tavares

• Gestão de equipamentos e bens culturais nos setores público e privado;

• Pilares norteadores de um modelo contemporâneo de gerenciamento de espaços e patrimônios culturais;

• Boas práticas de gestão.  

Cultura Brasileira: Perspectivas Críticas

Duração: 30h | Prof.: Gabriel Chavarry Neiva 

• Principais características que moldaram a noção de cultura brasileira a partir do início do século XX; 

• Identidade cultural, as relações entre erudito e popular, a democratização dos bens culturais e as perspectivas mais relevantes sobre a noção de diversidade cultural; 

• Análise dos principais movimentos da cultura brasileira e as obras dos principais intérpretes do pensamento social produzidas no Brasil.  

Ética e Humanismo na Perspectiva da Gestão Cultural

Duração: 30h | Prof.: Daniel castanheira 

• O papel da cultura como instrumento para o desenvolvimento humano e social; 

• Principais desafios éticos em produções culturais; 

• Promoção do bem-estar humano, justiça social e o respeito pelos direitos individuais através da cultura; 

• Cultura como território de valorização da dignidade, da empatia, da solidariedade, da cooperação e da inclusão.  

Time de professores que praticam o que ensinam

Pós-Graduação Digital:

Alessandra Baiocchi

Coordenadora do MBA de Gestão de Marketing e Professora Assistente dos Programas de Pós-Graduação do IGA PUC-Rio.

Pós-Graduação Digital:

Alexandre Montaury

Diretor do Departamento de Letras e coordenador de projetos de pesquisa centrados no estudo das literaturas de língua portuguesa.

Pós-Graduação Digital:

Daniel Castanheira

Professor do Departamento de Letras da PUC-Rio e Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.

Pós-Graduação Digital:

Eduardo Miranda

Professor da PUC-Rio e Pós-Doutor, com pesquisa sobre as relações intertextuais entre cinema e literatura.

Pós-Graduação Digital:

Ericka Gavinho

Autora do livro “Fomento à Cultura no Brasil” e Subsecretária de Gestão da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. 

Pós-Graduação Digital:

Gabriel Neiva

Doutor em Comunicação Social, e faz parte do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. 

Pós-Graduação Digital:

Lia Cabral Baron

Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e Subsecretária de Cultura na Secretaria Municipal de Cultura de Niterói/RJ.

Pós-Graduação Digital:

Marcelo Murta

Experiência com planejamento e gestão nos setores público e privado, e em organizações internacionais. 

Pós-Graduação Digital:

Miguel Jost Ramos

Doutor em estudos de literatura e cultura e Professor dos departamentos de Comunicação e Letras da PUC-Rio. 

Pós-Graduação Digital:

Tatiana Oliveira Siciliano

Diretora e professora do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Preço e formas de pagamento

No boleto ou cartão, em até 36x de

R$ 419,87

ou à vista por R$ 12.092,25
Desconto de R$ 3.023,07

Escolha sua modalidade de parcelas

1x R$ 12.092,25 20% R$ 3.023,07
3x R$ 4.181,90 17% R$ 2.569,60
6x R$ 2.090,95 17% R$ 2.569,60
9x R$ 1.427,56 15% R$2.267,29
12x R$ 1.070,67 15% R$ 2.267,29
18x R$ 755,77 10% R$ 1.511,53
24x R$ 598,31 5% R$ 755,76
36x R$ 419,87

Mais detalhes

Detalhes

Especialização 100% Online

Detalhes

Certificado: Especialização PUC-Rio

Detalhes

Carga horária: 360 horas

Detalhes

Duração: de 6 a 9 meses (é possível antecipar a realização do Projeto do Curso)

Detalhes

Início: 18/03/2024

Detalhes

Formato: aulas gravadas e encontros ao vivo

Guia do Curso

Ebook
  • Para quem é o curso  
  • Funcionamento das aulas 
  • Carga horária 
  • Como o curso reinventará a sua carreira 
  • Ementa disciplina a disciplina
Guia do Curso Arrow Alt To Bottom

Descubra mais sobre a Pós PUC-Rio Digital

Cursos que você pode gostar

Economia Criativa

Pós-Graduação em Narrativas Digitais

Aprenda a construir narrativas digitais relevantes e debata sobre os desafios da comunicação na indústria cultural. Estude os diferentes formatos de ...

  • Ícone Lab_CC: prática criativa
  • Ícone TCC x Projeto Cultural
  • Ícone Community Hub
  • Ícone Suporte 360°
Conheça o curso