Inscreva-se
Logo
Logo
Pós-Graduação em Gestão Cultural e Indústria Criativa
Economia Criativa

Pós-Graduação em Gestão Cultural e Indústria Criativa

Aprenda a gerenciar todas as etapas do processo de concepção de projetos culturais, artísticos e de entretenimento. Veja da legislação até a divulgação de eventos, e ainda debata sobre os paradigmas da cultura no cenário brasileiro. Adicione ao seu currículo a excelência e relevância de uma das 5 melhores universidades do Brasil.

Suporte 360º

Metodologia inovadora

Network qualificado

Tire suas dúvidas

CONDIÇÕES EXCLUSIVAS | Fale com um de nossos consultores via Whatsapp e conheça nossas Condições Especiais. Eu quero

Descubra tudo o que a PUC-Rio desenhou para este curso:

Metodologia focada no mercado

Faça sua imersão com uma pós-graduação conectada com a rotina da profissão.

Lab_CC

Lab_CC

Laboratório criativo com mentorias, cobertura de eventos, workshops, entre outros. Saiba mais.

Criação de portfólio

Criação de portfólio

Monte seu portfólio profissional com entregas acadêmicas pensadas no dia a dia da profissão.
Community Hub

Community Hub

Tenha momentos de troca com colegas, professores e profissionais do mercado.
Projeto cultural x TCC

Projeto cultural x TCC

Finalize sua jornada com a entrega de um projeto cultural que reúne tudo o que você aprendeu.
Perfil Hands-on

Perfil Hands-on

Coloque em prática toda a teoria vista na produção de Projetos Culturais durante todo o curso.
Crítica à sociedade

Crítica à sociedade

Debata o tema cultura no Brasil, suas influências e impactos na sociedade.
Suporte 360°

Suporte 360°

Conte com um atendimento personalizado e humanizado ao longo da sua jornada.

Conteúdo do Curso

Políticas Culturais: Contexto Histórico e Perspectivas Contemporâneas

Duração: 30h | Prof.: Miguel Jost Ramos


  • História das políticas públicas de cultura no Brasil; 
  • Debates sobre as identidades culturais no Brasil; 
  • Papel do Estado para proteção das manifestações da cultura popular; 
  • Desenvolvimento da economia da cultura; 
  • Paradigmas contemporâneos sobre o papel das políticas públicas no setor cultural.
Economia da Cultura

Duração: 30h | Professores: Lia Cabral Baron e Marcelo Murta Velloso 


  • Relevância econômica da cultura: PIB, geração de riqueza e empregabilidade;  
  • Economia e administração de equipamentos e bens culturais;  
  • Análise de casos sobre cultura e economia. 
Cultura Brasileira: Perspectivas Críticas

Duração: 30h | Prof.: Gabriel Chavarry Neiva 


  • Principais características que moldaram a noção de cultura brasileira a partir do início do século XX; 
  • Identidade cultural, as relações entre erudito e popular, a democratização dos bens culturais e as perspectivas mais relevantes sobre a noção de diversidade cultural; 
  • Análise dos principais movimentos da cultura brasileira e as obras dos principais intérpretes do pensamento social produzidas no Brasil.  
Fomento à Cultura no Brasil: Parâmetros Legislativos e Práticas Jurídicas

Duração: 30h | Profª.: Ericka Gavinho D'Icarahy


  • Análise dos pilares jurídicos e legislativos que organizam as práticas de fomento à cultura no Brasil;  
  • Modelos de financiamento e mecanismos de suporte orçamentário para o setor cultural; 
  • Prestação de contas e mecanismos de controle do orçamento público. 
Ética e Humanismo na Perspectiva da Gestão Cultural

Duração: 30h | Prof.: Daniel Castanheira

  • O papel da cultura como instrumento para o desenvolvimento humano e social; 
  • Principais desafios éticos em produções culturais; 
  • Promoção do bem-estar humano, justiça social e o respeito pelos direitos individuais através da cultura; 
  • Cultura como território de valorização da dignidade, da empatia, da solidariedade, da cooperação e da inclusão.  
Comunicação e Marketing para Projetos Culturais

Duração: 30h | Profª.: Alessandra Baiocchi Antunes Corrêa 


  • Debates sobre o histórico e perspectivas para o futuro da área; 
  • Estudo sobre ferramentas para construção de planos estratégicos de comunicação para projetos culturais. 
Gestão de Equipamentos e Bens Culturais

Duração: 30h | Professores: Lia Cabral Baron e Marcelo Murta Velloso 


  • Gestão de equipamentos e bens culturais nos setores público e privado; 
  • Pilares norteadores de um modelo contemporâneo de gerenciamento de espaços e patrimônios culturais; 
  • Boas práticas de gestão.  
Laboratório de Criatividade e Cultura

Duração: 90h


  • Capacidade de criação, produção, distribuição e análise crítica de objetos culturais; 
  • Cadeia produtiva na área de cultura; 
  • Habilidades fundamentais para elaboração e produção de projetos artísticos e culturais. 
Oficina de Projetos – Planejamento e Desenvolvimento

Duração: 60h


  • Momento Hands-On: Produção de um projeto com base nas seguintes características: 
  • Experimentação das principais ferramentas de construção de projetos culturais; 
  • Formulação de projetos com realização nos setores privado e público; 
  • Construção de um modelo de projeto que pode ser incorporado ao portfólio profissional do aluno. 

Time de professores que praticam o que ensinam

Alexandre Montaury Economia Criativa

Alexandre Montaury

Diretor do Departamento de Letras e coordenador de projetos de pesquisa centrados no estudo das literaturas de língua portuguesa.

Conheça
Tatiana Oliveira Siciliano Economia Criativa

Tatiana Oliveira Siciliano

Diretora e professora do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Conheça
Miguel Jost Ramos Economia Criativa

Miguel Jost Ramos

Doutor em estudos de literatura e cultura e Professor dos departamentos de Comunicação e Letras da PUC-Rio.

Conheça
Gabriel Neiva Economia Criativa

Gabriel Neiva

Doutor em Comunicação Social, e faz parte do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.

Conheça
Eduardo Miranda Economia Criativa

Eduardo Miranda

Professor da PUC-Rio e Pós-Doutor, com pesquisa sobre as relações intertextuais entre cinema e literatura.

Conheça
Daniel Castanheira Economia Criativa

Daniel Castanheira

Professor do Departamento de Letras da PUC-Rio e Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.

Conheça
Lia Cabral Baron Economia Criativa

Lia Cabral Baron

Doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, e Subsecretária de Cultura na Secretaria Municipal de Cultura de Niterói/RJ.

Conheça
Ericka Gavinho Economia Criativa

Ericka Gavinho

Autora do livro “Fomento à Cultura no Brasil” e Subsecretária de Gestão da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

Conheça
Marcelo Murta Economia Criativa

Marcelo Murta

Experiência com planejamento e gestão nos setores público e privado, e em organizações internacionais.

Conheça
Alessandra Baiocchi Economia Criativa

Alessandra Baiocchi

Professora dos Programas de Pós Graduação do IAG PUC-Rio e Coordenadora do MBA de Gestão de Marketing na mesma instituição.

Conheça

Convidados-referência no mercado

Não existem professores/coordenadores cadastrados no momento

Preço e formas de pagamento

Condições de pagamento

Em até 36x de:

R$ 419,87

ou à vista, por R$ 12.092,25

Fale com um consultor

Mais detalhes do curso

Guia do Curso

Guia do Curso


  • Para quem o curso é destinado
  • Como funcionarão as aulas
  • Carga horária
  • Como o curso transformará a sua carreira
  • Ementa disciplina a disciplina
Baixe o Guia do Curso

Cursos relacionados

Economia Criativa

Pós-Graduação em Narrativas Digitais

Desenvolva suas habilidades na construção de narrativas para mídias digitais.

  • Lab_CC: prática criativa
  • TCC x Projeto Cultural
Conheça o curso
Share by: