Skip to content

Pós-Graduação em UX Experiência do Usuário e Interação Humano-Computador

Uma experiência de usuário de qualidade é decisiva para o sucesso da estratégia digital de qualquer empresa. Torne-se um profissional que exerce papéis de liderança em experiência do usuário, como designer, pesquisador e arquiteto de informação.

Tire suas dúvidas

Sistema de ensino diferenciado

Metodologia focada no mercado

Faça sua imersão com uma pós-graduação conectada com a rotina da profissão.

Certificação rápida

Certificação rápida

Conquiste o seu diploma em 9 meses, para cursos de 360 horas, ou em 12 meses, para cursos de 480 horas.

Certificados de extensão

Certificados de extensão

Turbine o seu currículo com certificados de extensão. No final de cada sprint, você recebe um certificado relacionado ao tema trabalhado.

Sprint

Sprint

Trabalhe no modelo de sprints com duração de 3 meses e compostas por 3 disciplinas, mais um MVP cada.

Teoria aplicada na prática

Teoria aplicada na prática

Coloque em prática todos os seus conhecimentos na criação de um MVP. Você produzirá um a cada final de sprint, substituindo a construção de um TCC para conclusão do curso, além de construir um portfólio profissional.

Discord

Discord

Conte com uma comunidade no Discord para cada sprint. Assim você poderá trocar ideias com colegas e professores em uma ferramenta amplamente utilizada na área.

Encontros ao vivo

Encontros ao vivo

Enriqueça a sua jornada acadêmica e de especialização com momentos síncronos e de troca com o professor e colegas.

Suporte Personalizado

Suporte Personalizado

Conte com uma equipe sempre disponível para tirar suas dúvidas de forma rápida e personalizada.

Pensamento Crítico

Pensamento Crítico

Desenvolva seu pensamento crítico através de debates, leituras complementares e conhecimento técnico. Assim, você estará pronto para atuar como um profissional antenado no mundo.

MIT Technology Review Brasil

MIT Technology Review Brasil

Tenha a possibilidade de apresentar o seu MVP final a um time de especialistas do mercado em um evento em parceria com o MIT Technology Review.

Conteúdo do curso

Pesquisa com Usuário

Introdução à Pesquisa com Usuários: Objetivos, Métodos, Materiais

Conceitos básicos de pesquisa com usuários. Contextualização da pesquisa com usuários no ciclo de vida de design e desenvolvimento. Identificação e caracterização dos objetivos dos usuários a serem apoiados por sistemas computacionais interativos. Tipos de dados obtidos: subjetivos versus objetivos; quantitativos versus qualitativos. Tipos de métodos de pesquisa. Quando e por que adotar cada método. Questões éticas envolvidas em pesquisas com pessoas.

30h - Simone Barbosa e Ariane Rodrigues

Pesquisa Qualitativa

Introdução à pesquisa qualitativa. Tipos de perguntas e dados coletados. Métodos de pesquisa qualitativa: entrevista, observação com think-aloud, métodos etnográficos e análise documental, planejamento, execução, análise e comunicação dos dados coletados. Habilidades e comportamento do pesquisador. Qualidade e confiabilidade dos resultados. Organização do espaço de problema: definição de personas e cenários de problema.

30h - Simone Barbosa e Ariane Rodrigues

Pesquisa Quantitativa

Introdução à pesquisa quantitativa. Tipos de perguntas e dados coletados. Métodos de pesquisa quantitativa: questionários e análise do registro de uso de software, planejamento, execução, análise e comunicação dos dados coletados. Análise estatística e visualização dos resultados. Organização do espaço de problema: definição de personas e cenários de problema.

30h - Simone Barbosa e Ariane Rodrigues

Projeto de Pesquisa IHC/UX

Projeto de pesquisa de IHC/UX utilizando métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa: planejamento, execução, análise e relato dos resultados. Reflexão sobre e comparação entre os métodos utilizados.

30h - Simone Barbosa e Ariane Rodrigues

Projeto da Interação Humano-Computador e da Interface do Usuário

Introdução ao Design de IHC/UX/UI

Conceitos básicos de design de IHC/UX/UI. Ciclos de vida e abordagens para o design e desenvolvimento. Paradigmas e estilos de interação: definições e evolução. Mecanismos e dispositivos de interação. Conceitos de qualidade: usabilidade, acessibilidade, experiência do usuário e comunicabilidade.

30h - Simone Barbosa e Ariane Rodrigues

Design e Especificação da Interação Usuário-Sistema

Elementos de design do IHC. Conceitos de qualidade relacionados à interação. Especificação de objetivos e tarefas. Conceituação da interação usuário-sistema. Jornadas de usuário. Cenários e modelagem de interação. Arquitetura de informação. Prototipação da navegação. Aplicação de princípios e diretrizes. Aspectos cognitivos da interação. Racionalidade do projeto: organização do espaço de solução e justificativa das decisões tomadas.

30h - Simone Barbosa e Ariane Rodrigues

Design e Prototipação da Interface do Usuário

Elementos de design de interface do usuário. Conceitos de qualidade relacionados à interface do usuário: funcionalidade, estética e afeto. Classificação de cargas quanto à funcionalidade e fidelidade. Construção de wireframes. Aplicação de princípios e diretrizes. Aspectos cognitivos da interface do usuário. Projeto universal. Racionalidade do projeto: organização do espaço de solução e justificativa das decisões tomadas.

30h - Simone Barbosa, Ariane Rodrigues e Jacques Chueke

Projeto/MVP em Design de IHC/UX/UI

Projeto de interação e criação de um recurso sem código de fidelidade para vários dispositivos, incluindo o design rationale das soluções. Reflexão sobre e comparação entre as soluções utilizadas e produzidas.

30h - Simone Barbosa, Ariane Rodrigues e Jacques Chueke

Avaliação da Qualidade de Uso de Sistemas Computacionais Interativos

Introdução à Avaliação de IHC/UX

Conceitos básicos de avaliação de IHC/UX. Contextualização da avaliação no ciclo de vida de design e desenvolvimento. Definição dos objetivos gerais e especificações da avaliação. Onde avaliar: avaliação em laboratório e em campo. Quando avaliar: avaliação formativa e conclusiva. Tipos de dados obtidos: subjetivos versus objetivos; descritos versus qualitativos. Tipos de métodos de avaliação. Quando e por que adotar cada método. Perguntas éticas envolvidas em pesquisas com pessoas.

30h - Alberto Barbosa Raposo e Greis Francy Mireya Silva Calpa

Avaliação por Inspeção

Introdução à avaliação. Métodos de avaliação por inspeção: percurso cognitivo e análise heurística. Habilidades e comportamento do avaliador. Procedimento de avaliação: planejamento, execução, análise e comunicação dos resultados. Recomendações para melhoria com base nos resultados obtidos.

30h - Alberto Barbosa Raposo e Greis Francy Mireya Silva Calpa

Avaliação por Observação de Uso

Introdução à avaliação por observação de uso. Métodos de avaliação de observação: testes de usabilidade, método de avaliação de comunicabilidade e prototipação em papel. Habilidades e comportamento do avaliador. Procedimento de avaliação: planejamento, execução, análise e comunicação dos resultados. Recomendações para melhorar com base nos resultados obtidos. Cuidados com anonimização e privacidade dos dados.

30h - Alberto Barbosa Raposo e Greis Francy Mireya Silva Calpa

Projeto/MVP de Avaliação de IHC/UX/UI

Projeto de avaliação de relato/UI do uso: métodos de planejamento/observação de uso e acompanhamento de uso 
, análise e análise dos usos. Reflexão sobre e comparação entre os métodos utilizados.

30h - Alberto Barbosa Raposo e Greis Francy Mireya Silva Calpa

Alguns dos nossos professores que praticam o que ensinam

Pós-Graduação Digital:

Alberto Barbosa Raposo

Professor do Departamento de Informática da PUC-Rio. Coordena projetos junto a empresas como Embraer, GE e Petrobras.

Pós-Graduação Digital:

Ariane Rodrigues

Doutora pela PUC-Rio. Líder de UX/UI e atuou por 7 anos em projetos de Interação Humano-Computador na Petrobras.

Pós-Graduação Digital:

Greis Francy Mireya Silva Calpa

Professora do Departamento de Informática da PUC-Rio. Doutora e consultora no Instituto Tecgraf da PUC-Rio. Coordena projetos junto a empresas como Embraer e Petrobras.

Pós-Graduação Digital:

Jacques Chueke

Professor de Artes e Design da PUC-Rio. Atua em projetos com empresas como Americanas e Petrobras.

Pós-Graduação Digital:

Simone Barbosa

Professora do Departamento de Informática da PUC-Rio. Coordena projetos junto a empresas como Americanas e Petrobras

Convidados de mercado

Pós-Graduação Digital: SCAD

Denise Pilar

Professora de UX Research na SCAD – Savannah College of Art and Design (Savannah, GA - EUA)
Pós-Graduação Digital: UFC

Ingrid Monteiro 

Professora-pesquisadora na UFC
Pós-Graduação Digital: IBM

Juliana Jansen

HCI Research Scientist na IBM Research Brazil
Pós-Graduação Digital: APPLE DEVELOPER ACADEMY

Karina Tronkos

Mentora de UI/UX Design na Apple Developer Academy
Pós-Graduação Digital: LARWEB

Lara Brito

UX Consultant na Larweb Prestação de Serviços Digitais
Pós-Graduação Digital: PUC-RIO

Nora Maia

Consultora/Pesquisadora na Tecgraf/PUC-Rio
Pós-Graduação Digital: BANCO NEON

Rafael Xavier

Sr Product Design Manager no Banco Neon
Pós-Graduação Digital: RADIX

Renato Wajnberg

UX Specialist and Researcher na Radix
Pós-Graduação Digital: NUBANK

Tathiane Mendonça

Staff UX Researcher no Nubank

Preço e formas de pagamento

No boleto ou cartão, em até 36x de

R$ 401,78

ou à vista por R$ 11.571,30
Desconto de R$ 2.314,26

Escolha sua modalidade de parcelas

1x R$ 11.571,30 20% R$ 2.892,82
3x R$ 4.001,74 17% R$ 2.458,90
6x R$ 2.000,87 17% R$ 2.458,90
9x R$ 1.366,06 15% R$ 2.169,62
12x R$ 1.024,54 15% R$ 2.169,62
18x R$ 723,21 10% R$ 1.446,41
24x R$ 572,54 5% R$ 723,21
36x R$ 401,78

Mais detalhes

Detalhes

Online

Detalhes

Certificado: Especialização PUC-Rio

Detalhes

Carga horária: 360 horas

Detalhes

Duração: 9 meses

Detalhes

Início: 19/02/2024

Guia do Curso

Ebook
  • Para quem o curso é destinado
  • Como funcionarão as aulas
  • Carga horária
  • Como o curso transformará a sua carreira
  • Ementa disciplina a disciplina
Guia do Curso Arrow Alt To Bottom

Sistema de ensino diferenciado

Você está preparado para se especializar com um método inovador? Na PUC-Rio, queremos que sua carreira evolua a um outro nível. Conte com uma metodologia ágil e focada na realidade do mercado de tecnologia.

Seu curso será dividido em sprints, uma a cada 3 meses, com certificações de extensão ao final de cada uma delas. Queremos que você já esteja conectado com o mercado, então utilize o mesmo método e as mesmas ferramentas de trabalho da área.

1. Construa um MVP a cada sprint.

2. Os autores dos melhores MVPs finais do curso apresentarão seus trabalhos para profissionais destacados do mercado - em um evento da PUC-Rio com o MIT Technology Review Brasil.

Cursos que você pode gostar

Economia Criativa

Pós-Graduação em Narrativas Digitais

O mercado necessita de profissionais qualificados e que possuam um olhar humano para a sociedade. Aprenda a construir narrativas digitais relevantes ...

  • Ícone Lab_CC: prática criativa
  • Ícone TCC x Projeto Cultural
  • Ícone Community Hub
  • Ícone Suporte 360°
Conheça o curso