
Alberto Barbosa Raposo
Professor do Departamento de Informática da PUC-Rio. Doutor pela UNICAMP, coordena projetos junto a empresas como Embraer...
Uma experiência de usuário de qualidade é decisiva para o sucesso da estratégia digital de qualquer empresa. Torne-se um profissional que exerce papéis de liderança em experiência do usuário, como designer, pesquisador e arquiteto de informação.
9 meses Início em 27/02/2023
Professor do Departamento de Informática da PUC-Rio. Doutor pela UNICAMP, coordena projetos junto a empresas como Embraer...
Doutora pela PUC-Rio, atua como líder de UX/UI e desenvolveu por 7 anos projetos de Interação Humano-Computador na Petrob...
Doutora pela PUC-Rio, é consultora no Instituto Tecgraf da PUC-Rio e coordena projetos junto a empresas como Embraer e Pe...
Professor de Artes e Design da PUC-Rio. Doutor pela City University of London, atua em projetos com empresas como: Americ...
Professora do Departamento de Informática da PUC-Rio. Doutora pela PUC-Rio, coordena projetos junto a empresas como Ameri...
Professor of UX Research at SCAD- Savannah College of Art and Design (Savannah, GA - EUA)
Head of Agile at Scale na Petrobras
Engenheiro de Software - Desenvolvedor Flutter
Professora-Pesquisadora na UFC Campus Quixadá
HCI Research Scientist na IBM Research Brazil
UX Researcher na TUDUX - Consultoria de UX
Especialista em BI na Petrobras
Autor do Effective Software Testing: A Developer's Guide
Principal Consultant na ThoughtWorks
Sr Product Design Manager no Banco Neon
Líder Técnico de Design na Radix Engineering and Software
Senior Data Scientist na Microsoft
Conceitos básicos de pesquisa com usuários. Contextualização da pesquisa com usuários no ciclo de vida de design e desenvolvimento. Identificação e caracterização dos objetivos dos usuários a serem apoiados por sistemas computacionais interativos. Tipos de dados obtidos: subjetivos versus objetivos; quantitativos versus qualitativos. Tipos de métodos de pesquisa. Quando e por que adotar cada método. Questões éticas envolvidas em pesquisas com pessoas.
30h - Simone Barbosa e Ariane Rodrigues
Introdução à pesquisa qualitativa. Tipos de perguntas e dados coletados. Métodos de pesquisa qualitativa: entrevista, observação com think-aloud, métodos etnográficos e análise documental, planejamento, execução, análise e comunicação dos dados coletados. Habilidades e comportamento do pesquisador. Qualidade e confiabilidade dos resultados. Organização do espaço de problema: definição de personas e cenários de problema.
30h - Simone Barbosa e Ariane Rodrigues
Introdução à pesquisa quantitativa. Tipos de perguntas e dados coletados. Métodos de pesquisa quantitativa: questionários e análise do registro de uso de software, planejamento, execução, análise e comunicação dos dados coletados. Análise estatística e visualização dos resultados. Organização do espaço de problema: definição de personas e cenários de problema.
30h - Simone Barbosa e Ariane Rodrigues
Projeto de pesquisa de IHC/UX utilizando métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa: planejamento, execução, análise e relato dos resultados. Reflexão sobre e comparação entre os métodos utilizados.
30h - Simone Barbosa e Ariane Rodrigues
Conceitos básicos de design de IHC/UX/UI. Ciclos de vida e abordagens para o design e desenvolvimento. Paradigmas e estilos de interação: definições e evolução. Mecanismos e dispositivos de interação. Conceitos de qualidade: usabilidade, acessibilidade, experiência do usuário e comunicabilidade.
30h - Simone Barbosa e Ariane Rodrigues
Elementos de design do IHC. Conceitos de qualidade relacionados à interação. Especificação de objetivos e tarefas. Conceituação da interação usuário-sistema. Jornadas de usuário. Cenários e modelagem de interação. Arquitetura de informação. Prototipação da navegação. Aplicação de princípios e diretrizes. Aspectos cognitivos da interação. Racionalidade do projeto: organização do espaço de solução e justificativa das decisões tomadas.
30h - Simone Barbosa e Ariane Rodrigues
Elementos de design de interface do usuário. Conceitos de qualidade relacionados à interface do usuário: funcionalidade, estética e afeto. Classificação de cargas quanto à funcionalidade e fidelidade. Construção de wireframes. Aplicação de princípios e diretrizes. Aspectos cognitivos da interface do usuário. Projeto universal. Racionalidade do projeto: organização do espaço de solução e justificativa das decisões tomadas.
30h - Simone Barbosa, Ariane Rodrigues e Jacques Chueke
Projeto de interação e criação de um recurso sem código de fidelidade para vários dispositivos, incluindo o design rationale das soluções. Reflexão sobre e comparação entre as soluções utilizadas e produzidas.
30h - Simone Barbosa, Ariane Rodrigues e Jacques Chueke
Conceitos básicos de avaliação de IHC/UX. Contextualização da avaliação no ciclo de vida de design e desenvolvimento. Definição dos objetivos gerais e especificações da avaliação. Onde avaliar: avaliação em laboratório e em campo. Quando avaliar: avaliação formativa e conclusiva. Tipos de dados obtidos: subjetivos versus objetivos; descritos versus qualitativos. Tipos de métodos de avaliação. Quando e por que adotar cada método. Perguntas éticas envolvidas em pesquisas com pessoas.
30h - Alberto Barbosa Raposo e Greis Francy Mireya Silva Calpa
Introdução à avaliação. Métodos de avaliação por inspeção: percurso cognitivo e análise heurística. Habilidades e comportamento do avaliador. Procedimento de avaliação: planejamento, execução, análise e comunicação dos resultados. Recomendações para melhoria com base nos resultados obtidos.
30h - Alberto Barbosa Raposo e Greis Francy Mireya Silva Calpa
Introdução à avaliação por observação de uso. Métodos de avaliação de observação: testes de usabilidade, método de avaliação de comunicabilidade e prototipação em papel. Habilidades e comportamento do avaliador. Procedimento de avaliação: planejamento, execução, análise e comunicação dos resultados. Recomendações para melhorar com base nos resultados obtidos. Cuidados com anonimização e privacidade dos dados.
30h - Alberto Barbosa Raposo e Greis Francy Mireya Silva Calpa
Projeto de avaliação de relato/UI do uso: métodos de planejamento/observação de uso e acompanhamento de uso
, análise e análise dos usos. Reflexão sobre e comparação entre os métodos utilizados.
30h - Alberto Barbosa Raposo e Greis Francy Mireya Silva Calpa
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3x | R$ 4.736,82 | 17% | R$ 2.910,57 |
6x | R$ 2.368,41 | 17% | R$ 2.910,57 |
12x | R$ 1.212,74 | 15% | R$ 2.568,15 |
18x | R$ 856,05 | 10% | R$ 1.712,10 |
24x | R$ 677,71 | 5% | R$ 856,05 |
36x | R$ 475,58 | – | – |
Início das aulas 27/02/2023