Pós-Graduação em Narrativas Digitais
Economia Criativa

Pós-Graduação em Narrativas Digitais

Tire suas dúvidas

Suporte 360º

Metodologia inovadora

Network qualificado

Aprenda a construir narrativas digitais relevantes e debata sobre os desafios da comunicação na indústria cultural. Estude os diferentes formatos de mídias e roteiros e até a implicação da inteligência artificial na criação dessas narrativas. Adicione ao seu currículo a excelência e relevância de uma das 5 melhores universidades do Brasil.

Profissionais da comunicação, marketing, cinema, audiovisual, literatura, design e áreas afins que desejam compreender os desafios e possibilidades das narrativas digitais na era da inteligência artificial.

Para quem é este curso:

  • Comunicadores e criadores de conteúdo que buscam desenvolver narrativas digitais para impactar o público em múltiplas plataformas.
  • Profissionais da indústria cultural interessados em explorar formatos inovadores, como roteiros interativos, storytelling transmídia e narrativas gamificadas.
  • Designers e roteiristas que desejam compreender como a inteligência artificial pode influenciar e aprimorar os processos criativos.

Guia do Curso

Guia do Curso


  • Para quem o curso é destinado
  • Como funcionarão as aulas
  • Carga horária
  • Como o curso transformará a sua carreira
  • Ementa disciplina a disciplina
Baixe o Guia do Curso

Descubra tudo o que a PUC-Rio desenhou para este curso:

Metodologia focada no mercado

Faça sua imersão com uma pós-graduação conectada com a rotina da profissão.

Lab_CC

Lab_CC

Faça uma imersão na Economia Criativa com grandes nomes do mercado, conectando a teoria com a prática por meio de desafios!
Criação de portfólio

Criação de portfólio

Monte seu portfólio profissional com entregas acadêmicas pensadas no dia a dia da profissão.
Projeto cultural x TCC

Projeto cultural x TCC

Finalize sua jornada com a entrega de um projeto cultural que reúne tudo o que você aprendeu.
Perfil Hands-on

Perfil Hands-on

Coloque em prática toda a teoria vista na produção de Projetos Culturais durante todo o curso.
Crítica à sociedade

Crítica à sociedade

Debata o tema cultura no Brasil, suas influências e impactos na sociedade.
Suporte 360°

Suporte 360°

Conte com um atendimento personalizado e humanizado ao longo da sua jornada.

Conteúdo do Curso

Da Cibercultura à Inteligência Artificial: uma Abordagem Histórico-Conceitual dos Desafios do Mundo Digital

Duração: 30h | Prof: João Vitor Rodrigues Gonçalves 


  • Ambiente virtual na cultura digital; 
  • Análise de tendências na cultura digital; 
  • Novas tecnologias e redes interativas; 
  • Informatização, digitalização e virtualização a longo prazo.
Da Ideia à Distribuição: Práticas para Modelar Podcasts

Duração: 30h | Prof: Creso Soares Jr. 


  • História e desenvolvimento da linguagem de áudio; 
  • Técnicas de storytelling para podcasts; 
  • Premissas de escrita criativa e técnicas de roteiro; 
  • Práticas de produção para conteúdo em áudio; 
  • Estratégias de distribuição e promoção; 
  • Análise crítica de podcasts brasileiros. 
Comunicação e Marketing no Ambiente Digital

Duração: 30h | Prof Elaine Vidal Oliveira

  • Introdução ao marketing; 
  • Estruturação de campanhas digitais; 
  • Planejamento estratégico para produtos digitais; 
  • Práticas de storytelling para marketing digital: 
  • Desenvolvimento de estratégias omnichannel; 
  • Mecanismos de análise de mercado; 
  • Estratégias inbound e outbound; 
  • Utilização de leitura de dados como meio de otimizar o desempenho de conteúdos no campo do marketing digital. 
Ética e Informação no Território Digital

Duração: 30h | Profº. Eduardo Miranda


  • Impacto da cultura digital na produção de notícias; 
  • Reflexão ética e prática. 
Webséries, Webdocs: Audiovisual e o Território Digital

Duração: 30h  | Profº Valmir Moratelli


  • Principais pilares da produção audiovisual digital; 
  • Especificidades das webséries e webdocs; 
  • Introdução a técnicas de roteiro e escrita criativa; 
  • Escrita de documentários; 
  • Reflexão sobre processos de montagem e finalização digital; 
  • Análise crítica de obras audiovisuais.  
Comunicação e Cultura no Ambiente Digital: Paradigmas Legislativos e Perspectivas Jurídicas

Duração: 30h | Prof.: Mariana de Moraes Palmeira 


  • Análise dos fundamentos legais que orientam as práticas de comunicação no ambiente digital; 
  • Modelos regulatórios, leis brasileiras e o Marco Civil da Internet; 
  • Liberdade de expressão e acesso à informação; 
  • Proteção de dados e legislação em andamento; 
  • Participação social e política digital; 
  • Cidadania digital. 
Perspectivas Antropológicas e Cultura Digital

Duração: 30h | Profº Gabriel Neiva

  • Transformações sociais na era digital; 
  • Análise crítica das tecnologias digitais; 
  • Reflexão sobre o impacto econômico, social e humano. 
Laboratório de Criatividade e Cultura

Duração: 90h | Prof: Daniel Castanheira Fernandes e Miguel Jost Ramos 


  • Capacidade de criação, produção, distribuição e análise crítica de objetos culturais; 
  • Cadeia produtiva na área de cultura; 
  • Habilidades fundamentais para elaboração e produção de projetos artísticos e culturais. 
Oficina de Projetos – Planejamento e Desenvolvimento

Duração: 60h | Prof.: Elaine Vidal Oliveira 


  • Momento Hands-On: Produção de um projeto com base nas seguintes características: 
  • Experimentação das principais ferramentas de construção de projetos culturais; 
  • Formulação de projetos com realização nos setores privado e público; 
  • Construção de um modelo de projeto que pode ser incorporado ao portfólio profissional do aluno. 

Time de professores que praticam o que ensinam

Miguel Jost Ramos

Miguel Jost Ramos

Doutor em estudos de literatura e cultura e Professor dos departamentos de Comunicação e Letras da PUC-Rio.
João Vitor Rodrigues

João Vitor Rodrigues

Professor e Pesquisador nas áreas de Mídia, Jornalismo, Publicidade e Marketing, com Doutorado em Comunicação Social.
Mariana de Moraes

Mariana de Moraes

Doutora em Direito e membro da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB, Seccional Rio de Janeiro.
Elaine Vidal

Elaine Vidal

Mais de 20 anos de experiência nas áreas de Comunicação e Publicidade, com Pós-Doutorado em Comunicação.
Creso Soares Jr.

Creso Soares Jr.

Mestre em Comunicação Social e Professor de Jornalismo da PUC-Rio, com mais de 10 anos de experiência na área.
Gabriel Neiva

Gabriel Neiva

Doutor em Comunicação Social, e faz parte do Departamento de Comunicação da PUC-Rio.
Eduardo Miranda

Eduardo Miranda

Professor da PUC-Rio e Pós-Doutor, com pesquisa sobre as relações intertextuais entre cinema e literatura.
Daniel Castanheira

Daniel Castanheira

Professor do Departamento de Letras da PUC-Rio e Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.
Valmir Moratelli

Valmir Moratelli

Colunista da VEJA, doutor em Comunicação e roteirista premiado

Convidados-referência no mercado

Preço e formas de pagamento

Parcelamento no cartão de crédito em até 36x de:

R$ @mensalidade

ou à vista de R$ @valorTotal
por: R$ @valorParcela

  • Especialização 100% Online
  • Certificado: Especialização PUC-Rio
  • Formato: aulas gravadas e encontros ao vivo
  • Carga horária: 360 horas
  • Duração: de 6 a 9 meses (é possível antecipar a realização do Projeto do Curso)

Mais detalhes do curso

Cursos relacionados

Economia Criativa

Pós-Graduação em Gestão Cultural e Indústria Criativa

Aprenda como realizar a gestão de projetos artísticos, culturais e de entretenimento.

Conheça o curso