
Suporte 360º
Metodologia inovadora
Network qualificado
Profissionais da comunicação, marketing, cinema, audiovisual, literatura, design e áreas afins que desejam compreender os desafios e possibilidades das narrativas digitais na era da inteligência artificial.
Para quem é este curso:
- Comunicadores e criadores de conteúdo que buscam desenvolver narrativas digitais para impactar o público em múltiplas plataformas.
- Profissionais da indústria cultural interessados em explorar formatos inovadores, como roteiros interativos, storytelling transmídia e narrativas gamificadas.
- Designers e roteiristas que desejam compreender como a inteligência artificial pode influenciar e aprimorar os processos criativos.

Guia do Curso
- Para quem o curso é destinado
- Como funcionarão as aulas
- Carga horária
- Como o curso transformará a sua carreira
- Ementa disciplina a disciplina
Formulário enviado com sucesso!
Descubra tudo o que a PUC-Rio desenhou para este curso:
Metodologia focada no mercado
Faça sua imersão com uma pós-graduação conectada com a rotina da profissão.
Lab_CC
Criação de portfólio
Community Hub
Projeto cultural x TCC
Perfil Hands-on
Crítica à sociedade
Suporte 360°
Conteúdo do Curso
Da Cibercultura à Inteligência Artificial: uma Abordagem Histórico-Conceitual dos Desafios do Mundo Digital
Duração: 30h | Prof.: João Vitor Rodrigues Gonçalves
- Ambiente virtual na cultura digital;
- Análise de tendências na cultura digital;
- Novas tecnologias e redes interativas;
- Informatização, digitalização e virtualização a longo prazo.
Da Ideia à Distribuição: Práticas para Modelar Podcasts
Duração: 30h | Prof.: Creso Soares Jr.
- História e desenvolvimento da linguagem de áudio;
- Técnicas de storytelling para podcasts;
- Premissas de escrita criativa e técnicas de roteiro;
- Práticas de produção para conteúdo em áudio;
- Estratégias de distribuição e promoção;
- Análise crítica de podcasts brasileiros.
Comunicação e Marketing no Ambiente Digital
Duração: 30h | Profª Elaine Vidal Oliveira
- Introdução ao marketing;
- Estruturação de campanhas digitais;
- Planejamento estratégico para produtos digitais;
- Práticas de storytelling para marketing digital:
- Desenvolvimento de estratégias omnichannel;
- Mecanismos de análise de mercado;
- Estratégias inbound e outbound;
- Utilização de leitura de dados como meio de otimizar o desempenho de conteúdos no campo do marketing digital.
Ética e Informação no Território Digital
Duração: 30h | Profº. Eduardo Miranda
- Impacto da cultura digital na produção de notícias;
- Reflexão ética e prática.
Webséries, Webdocs: Audiovisual e o Território Digital
Duração: 30h | Profº Valmir Moratelli
- Principais pilares da produção audiovisual digital;
- Especificidades das webséries e webdocs;
- Introdução a técnicas de roteiro e escrita criativa;
- Escrita de documentários;
- Reflexão sobre processos de montagem e finalização digital;
- Análise crítica de obras audiovisuais.
Comunicação e Cultura no Ambiente Digital: Paradigmas Legislativos e Perspectivas Jurídicas
Duração: 30h | Profª.: Mariana de Moraes Palmeira
- Análise dos fundamentos legais que orientam as práticas de comunicação no ambiente digital;
- Modelos regulatórios, leis brasileiras e o Marco Civil da Internet;
- Liberdade de expressão e acesso à informação;
- Proteção de dados e legislação em andamento;
- Participação social e política digital;
- Cidadania digital.
Perspectivas Antropológicas e Cultura Digital
Duração: 30h | Profº Gabriel Neiva
- Transformações sociais na era digital;
- Análise crítica das tecnologias digitais;
- Reflexão sobre o impacto econômico, social e humano.
Laboratório de Criatividade e Cultura
Duração: 90h | Professores: Daniel Castanheira Fernandes e Miguel Jost Ramos
- Capacidade de criação, produção, distribuição e análise crítica de objetos culturais;
- Cadeia produtiva na área de cultura;
- Habilidades fundamentais para elaboração e produção de projetos artísticos e culturais.
Oficina de Projetos – Planejamento e Desenvolvimento
Duração: 60h | Profª.: Elaine Vidal Oliveira
- Momento Hands-On: Produção de um projeto com base nas seguintes características:
- Experimentação das principais ferramentas de construção de projetos culturais;
- Formulação de projetos com realização nos setores privado e público;
- Construção de um modelo de projeto que pode ser incorporado ao portfólio profissional do aluno.
Time de professores que praticam o que ensinam
Alexandre Montaury
- Atua no Quadro Principal do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade
- Pesquisador do CNPq (PQ-2) e da FAPERJ (JCNE 2012, JCNE-2015 e CNE 2017).
- Coordenador de projetos de pesquisa centrados no estudo das literaturas de língua portuguesa, com ênfase na literatura portuguesa e nas literaturas africanas de língua portuguesa.
- Neste campo de estudos, orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado, com especial interesse nos seguintes temas: cotidiano e pós-colonialismo, realismo e testemunho e outras categorias articuladas aos estudos da cultura.
Tatiana Oliveira Siciliano
- Graduada em Comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2006), doutorado em Antropologia Social - Museu Nacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Pós-doutora em Sociologia pela UFRJ-IFCS (2012/2013).
- Desenvolve pesquisas na área de mídia e história, cultura das mídias (impressa e audiovisual), imaginários modernos e narrativas ficcionais. Lidera o grupo de pesquisa Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais (NARFIC) e participa do grupo de pesquisa Memórias rarefeitas: a ditadura no documentário e a disputa das imagens e Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX.
- Pesquisadora da rede OBITEL-Rio. Atuou como coordenadora do GT Cultura das Mídias na Compós (2022 e 2023) e foi vice coordenadora do mesmo GT em 2020 e 2021.
Miguel Jost Ramos
- Doutor em estudos de literatura e cultura. Desenvolveu entre 2014 e 2019 a pesquisa de pós-doutorado "Estética e território: o impacto das políticas públicas de cultura para linguagens e práticas artísticas no Brasil contemporâneo".
- Professor dos departamentos de Comunicação e Letras da PUC-Rio.
- Organizou e assinou os prefácios dos livros "Samba falado: crônicas musicais de Vinicius de Moraes" e "Entrevistas do Bondinho", ambos lançados pela Azougue Editorial.
- Organizou também o volume 20 (n. 1) da revista acadêmica "Ipotesi" (UFJF).
- Atualmente é também consultor permanente da área de Comunicação e Marca da Globo.
João Vitor Rodrigues
- Doutor e Mestre em Comunicação Social (PUC-Rio),
- Especialista em Administração (FGV-RJ) e graduado em Relações Públicas (UERJ).
- Pesquisador e Professor em cursos de pós-graduação e graduação de Estudos de Mídia, Jornalismo, Publicidade e Marketing, lecionando disciplinas sobre comunicação, novas tecnologias, análise e visualização de dados, inteligência de negócios e marketing em mídias digitais.
- Em quinze anos de experiência, participei da criação, desenvolvimento e implantação de projetos e ações de comunicação estratégica em diferentes níveis e plataformas, do marketing direto, passando pelo marketing de relacionamento até as estratégias em mídias sociais.
- Em 2014 fiz parte da equipe responsável pelo monitoramento da Copa do Mundo da Fifa para os Ministérios do Turismo e do Esporte.
- Na FSB Digital participei da elaboração das estratégias de monitoramento de mídias sociais de marcas como Cielo, Ipiranga, Microsoft, Rio Ônibus, entre outros.
- Até 2013 ocupei a posição de Coordenador de Relacionamento e Mídias Sociais no jornal O Globo.
Mariana de Moraes
- Doutora em Direito pela PUC-Rio;
- Mestre em administração de empresas pela PUC-Rio, advogada, e professora da PUC-Rio;
- Autora de capítulos nas obras coletivas "LGPD e o novo marco normativo no Brasil”, "Comentários à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais", "Compliance e políticas de proteção de dados pessoais", entre outros;
- Pesquisadora do Legalite;
- Membro do Comitê de Privacidade e Proteção de Dados do Município Rio de Janeiro;
- Membro da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB, Seccional Rio de Janeiro.
Elaine Vidal
- Pós-Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ (2023) com a pesquisa intitulada “Yoga para todos os corpos: corpos plurais nas narrativas o Yoga inclusivo no Instagram”, na Linha de Pesquisa Estado, Democracia e Cidadania do Grupo de Pesquisa em Política e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC);
- Doutora em Comunicação, com ênfase em Comunicação e Representação pela PUC-Rio (2018);
- Mestra em Artes Visuais, com ênfase em Imagem e Cultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011);
- Especialista em Técnicas de Representação Gráfica, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007);
- Diretora de Arte formada pela Escola de Criação da ESPM-RJ (2007);
- Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (2003);
- Professora do curso de Estudos de Mídia da PUC-Rio, na ênfase de Publicidade e Comunicação Corporativa e Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre o Continente Africano e as Afro-diásporas (LEPECAD / PUC-RIO);
- Atua há 20 anos, nas áreas de comunicação e publicidade, com ênfase em Criação Publicitária, Planejamento de Campanha, Publicidade Social, Comunicação Digital, Corporativa e Docência no Ensino Superior.
Creso Soares Jr.
- Doutorando do PPGCOM-PUC-Rio, iniciando os estudos em 2021.
- Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio.
- Professor de Jornalismo da PUC-Rio.
- Participou da implementação da rádio universitária da PUC-Rio (Rádio PUC).
- Mais de 10 anos de experiência na área de Comunicação, com ênfase na área de Rádio.
- Coordenou durante 7 anos a programação da Rádio Globo.
Gabriel Neiva
- Doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) (2018).
- Mestre em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-IFCS-UFRJ) (2012).
- Concluiu o bacharelado e a licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em dezembro de 2008.
- É parte do Departamento de Comunicação da PUC Rio e do Departamento de Comunicação Social da FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso).
- Entre 2011 e 2017, foi parte do corpo docente do Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes. Entre 2015 e 2017, foi Chefe do Departamento de Ciências Sociais no Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes.
- A partir do começo do doutorado em 2014, articula uma pesquisa sobre a produção audiovisual do Rio de Janeiro.
- Já desenvolveu uma pesquisa sobre a cultura hip hop em Niterói. Desenvolveu atividades na área de documentação através da organização de bibliotecas particulares.
- Participou também do projeto de pesquisa "Modernidades Alternativas ao Liberalismo", sob orientação do Prof. Dr. Daniel Aarão Reis.
- Tem experiência nas áreas de História, Sociologia, Comunicação Social e Antropologia, com ênfase em Cultura, Mentalidades e Ideologias e na área de Antropologia Cultural, Sociologia Compreensiva, Cinema e Estudos Culturais.
Eduardo Miranda
- É professor da PUC-Rio, onde ministra as disciplinas "Intertextualidades e novas práticas de leituras" e “Imagem e som”, no curso Estudos de Mídia.
- Já ministrou em outra instituição de ensino disciplinas como “Narrativas midiáticas”, “Estética da imagem”, “Cinema Brasileiro”, “Teorias do Cinema” e “Teoria da Comunicação”, além de ter orientado alunos em TCCs e Iniciação Científica;
- É Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio (2015) e mestre em Comunicação pela PUC-Rio (2009), com pesquisa voltada para as relações intertextuais entre cinema e literatura, investigação que se desdobrou no estágio de Pós-Doutorado na PUC-Rio, com bolsa do CNPq e sob supervisão da prof Vera Lúcia Follain de Figueiredo;
- Possui graduação em Comunicação social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), com passagem pelos veículos Portal R7 e Jornal do Brasil, jornais O Dia, Brasil Econômico entre os anos de 2009 e 2020 e como repórter e subeditor do Brasil de Fato. Atualmente, é assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, coordenando a equipe de comunicação da deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ).

Alexandre Montaury

Tatiana Oliveira Siciliano

Miguel Jost Ramos

João Vitor Rodrigues

Mariana de Moraes

Elaine Vidal

Creso Soares Jr.

Gabriel Neiva

Eduardo Miranda
Convidados-referência no mercado
Preço e formas de pagamento

Formulário enviado com sucesso!
Parcelamento no cartão de crédito em até 36x de:
R$ @mensalidade
ou à vista de R$ @valorTotal
por: R$ @valorParcela
- Especialização 100% Online
- Certificado: Especialização PUC-Rio
- Formato: aulas gravadas e encontros ao vivo
- Carga horária: 360 horas
- Duração: de 6 a 9 meses (é possível antecipar a realização do Projeto do Curso)
Parcelamento em até 36x no cartão de crédito, boleto ou pix
De:* | Por**: |
---|
* De: preço original do curso, considerando a condição de parcelamento.
** Por: preço final do curso parcelado + desconto, se aplicável.
Valores sujeitos á mudanças de acordo com método de pagamento escolhido.
Mais detalhes do curso
Carga horária: 360 horas
Certificado: Especialização PUC-Rio
Duração: de 6 a 9 meses (é possível antecipar a realização do Projeto do Curso)
Especialização 100% Online
Formato: aulas gravadas e encontros ao vivo
Cursos relacionados
Pós-Graduação em Gestão Cultural e Indústria Criativa
Aprenda como realizar a gestão de projetos artísticos, culturais e de entretenimento.