Skip to content

Pós-Graduação em Narrativas Digitais

O mercado necessita de profissionais qualificados e que possuam um olhar humano para a sociedade. Aprenda a construir narrativas digitais relevantes e debata sobre os desafios da comunicação na indústria cultural. Conte com a prática criativa em um laboratório pensado para você atingir o seu potencial máximo, além de toda a qualidade da melhor universidade privada do Brasil.

Tire suas dúvidas

Metodologia focada no mercado

Faça sua imersão com uma pós-graduação conectada com a rotina da profissão.

Lab_CC

Lab_CC

Faça parte de um laboratório criativo. Aqui você contará com mentorias, fará cobertura de eventos, participará de workshops e muito mais. Tudo para você fazer uma imersão no cenário cultural brasileiro.

Perfil Hands-on

Perfil Hands-on

Faça uma especialização mão na massa. Aqui você aprenderá enquanto aplica todos os seus conhecimentos, além de fazer análises de casos reais do mundo cultural. Saia pronto para enfrentar qualquer desafio no mercado de trabalho. 

Crítica à sociedade

Crítica à sociedade

Entenda o seu papel perante as transformações da sociedade. Participe de debates e construções de trabalhos que reflitam sobre a responsabilidade social do cenário cultural brasileiro.  

Criação de portfólio

Criação de portfólio

Construa o seu portfólio com suas produções. Ao longo da sua especialização, você produzirá trabalhos voltados para o mercado. Assim, no final da sua jornada, o seu portfólio estará recheado e você poderá se destacar em meio à concorrência.

Community Hub

Community Hub

Cultura é formada em comunidade, e aqui valorizamos muito isso. Por esse motivo, tenha trocas frequentes com colegas, professores e produtores culturais renomados no Brasil.  

Suporte 360°

Suporte 360°

Conte com um atendimento personalizado durante toda a sua jornada. Tire dúvidas, solucione questões e o que mais precisar. A PUC-Rio está aqui com você. 

Projeto cultural no lugar do TCC

Projeto cultural no lugar do TCC

Finalize sua especialização com a produção de um projeto cultural. Toda a sua especialização é voltada para o seu crescimento e reinvenção profissional, e a última entrega será o reflexo da sua jornada. 

Conteúdo do curso

Da cibercultura à inteligência artificial: uma abordagem histórico-conceitual dos desafios do mundo digital

Compreender o fenômeno do ambiente virtual, em suas várias dimensões, como dado fundamental para a análise das tendências majoritárias do campo da cultura digital. Refletir sobre as novas tecnologias e as redes interativas, bem como seus processos de informatização, digitalização e virtualização de longo prazo para debater como esses elementos estão presentes em todos os setores e segmentos da indústria criativa e de produção de conteúdo.

30h - Marcelo Alves dos Santos Junior e João Vitor Rodrigues Gonçalves

Webséries, Webdocs: Audiovisual e o território digital

Apresentar os principais pilares que delineiam a produção de conteúdo audiovisual no território digital. Debater os formatos de webséries e webdocs a partir de suas especificidades de linguagem, produção e distribuição. Introdução para técnicas de roteiro, escrita criativa, desenvolvimento de personagens e escrita de documentários. Refletir sobre os processos de montagem e finalização para o formato digital. Analisar criticamente obras produzidas dentro desses formatos.  

30h - Omar Fernandes Braga Salomão e Pablo de Macedo Silveira Vallejos 

Da ideia à distribuição: práticas para modelar podcasts

Debater as características intrínsecas do formato de podcast a partir da história e desenvolvimento da linguagem de comunicação em formato de áudio desde o advento do rádio. Apresentar técnicas de storytelling para podcasts. Premissas da escrita criativa e de técnicas de roteiro. Práticas de produção para conteúdo em áudio. Estratégias de distribuição e promoção para podcasts. Análise crítica de diversos formatos de podcasts brasileiros.

30h - Creso Soares Jr. e Vitor Grabowski de Paiva

Laboratório de Criatividade e Cultura

Estimular capacidade de criação, produção, distribuição e análise crítica de objetos culturais, artísticos ou midiáticos, articulando competências profissionais e sociais a partir das demandas e dos contextos específicos de produção. Oferecer uma visão integradora e horizontalizada da cadeia produtiva na área de cultura. Apresentar o conjunto de habilidades fundamentais para elaboração e produção executiva de projetos em segmentos artísticos e culturais (música, dança, teatro, cinema, artes visuais, artes integradas, patrimônio material e imaterial, entre outros).

90h - Daniel Castanheira Fernandes e Miguel Jost Ramos

Comunicação e cultura no ambiente digital: paradigmas legislativos e perspectivas  jurídicas

Análise dos pilares jurídicos e legislativos que organizam as práticas de comunicação no ambiente digital. Modelos regulatórios, leis brasileiras, marco civil da internet, políticas próprias das plataformas, liberdade de expressão e o acesso à informação, política de proteção de dados e projetos de leis em andamento no legislativo brasileiro. Participação social e política através do território digital. Cidadania digital. 

30h - Mariana de Moraes Palmeira e Ricardo Brajterman

Comunicação e marketing no ambiente digital

Apresentar noções básicas de marketing, de estruturação de campanhas no território digital, planejamento estratégico para produtos digitais, práticas de storytelling para marketing digital e desenvolvimento de estratégias omnichannel. Debater os principais mecanismos de análise de mercado, apresentando estratégias inbound e outbound, assim como a utilização de leitura de dados para melhor performance de conteúdos nesse campo.

30h - Elaine Vidal Oliveira e Marina Lima Mendes

Perspectivas antropológicas e cultura digital

Apresentar as principais transformações sociais derivadas da emergência da cultura digital e do desenvolvimento da sociedade a partir das novas lógicas das redes. Debater criticamente como as tecnologias digitais moldam as relações sociais, os sistemas de significado, as práticas culturais e a construção de identidades individuais e coletivas. Refletir sobre o impacto dessa cultura digital para o desenvolvimento econômico, social e humano no contexto contemporâneo.

30h - Gabriel Chavarry Neiva e Adriana Sucena Maciel

Ética e informação no território digital

Um dos setores mais impactados pela emergência da cultura digital é o campo da produção e difusão de notícias. O objetivo da disciplina é debater criticamente essa transformação e refletir sobre o impacto ético e prático dessa mudança para todos que atuam no setor de produção de conteúdo digital. Questões como credibilidade, a distribuição em multimeios, modelos de negócios do jornalismo, papel social da comunicação, ativismo e jornalismo,  entre outros, serão objetos de análise que nortearão a leitura e discussão dos textos da disciplina.

30h - Eduardo Miranda Silva e Arthur Cezar de A. Ituassu

Oficina de projetos - planejamento e desenvolvimento

Experimentar as principais ferramentas para a construção de projetos culturais dentro do contexto contemporâneo. Formular projetos que contemplem processos que vão desde a formulação de uma ideia até a sua realização tanto no setor privado quanto na esfera pública. Construir um modelo/protótipo de projeto que pode ser incorporado ao portfólio de cada aluno.

60h - Elaine Vidal  Oliveira e Marcos  Luís Barbato

Alguns dos nossos professores que praticam o que ensinam

Pós-Graduação Digital:

Adriana Sucena

Pós-Graduação Digital:

Arthur Cezar de A. Ituassu

Pós-Graduação Digital:

Creso Soares Jr.

Mestre em Comunicação Social e Professor de Jornalismo da PUC-Rio, com mais de 10 anos de experiência na área.

Pós-Graduação Digital:

Daniel Castanheira

Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade e Professor do Departamento de Letras e do curso de Artes Cênicas da PUC-Rio. 

Pós-Graduação Digital:

Eduardo Miranda

Pós-Graduação Digital:

Elaine Vidal

Pós-Graduação Digital:

Gabriel Neiva

Pós-Graduação Digital:

João Vitor Rodrigues

Pós-Graduação Digital:

Marcelo Alves

Pós-Graduação Digital:

Marcos Luís Barbato

Pós-Graduação Digital:

Mariana de Moraes

Pós-Graduação Digital:

Marina Lima

Pós-Graduação Digital:

Miguel Jost Ramos

Doutor em estudos de literatura e cultura e Professor dos departamentos de Comunicação e Letras da PUC-Rio. 

Pós-Graduação Digital:

Omar Fernandes

Pós-Graduação Digital:

Pablo Vallejos

Pós-Graduação Digital:

Ricardo Brajterman

Pós-Graduação Digital:

Vitor Paiva

Preço e formas de pagamento

No boleto ou cartão, em até 36x de

R$ 419,87

ou à vista por R$ 12.092,25
Desconto de R$ 3.023,07

Escolha sua modalidade de parcelas

1x R$ 12.092,25 20% R$ 3.023,07
3x R$ 4.181,90 17% R$ 2.569,60
6x R$ 2.090,95 17% R$ 2.569,60
9x R$ 1.427,56 15% R$2.267,29
12x R$ 1.070,67 15% R$ 2.267,29
18x R$ 755,77 10% R$ 1.511,53
24x R$ 598,31 5% R$ 755,76
36x R$ 419,87

Mais detalhes

Detalhes

Online

Detalhes

Certificado: Especialização PUC-Rio

Detalhes

Carga horária: 360 horas

Detalhes

Duração: 9 meses

Detalhes

Início: 19/02/2024

Guia do Curso

Ebook
  • Para quem é o curso  
  • Funcionamento das aulas 
  • Carga horária 
  • Como o curso reinventará a sua carreira 
  • Ementa disciplina a disciplina
Guia do Curso Arrow Alt To Bottom

Sistema de ensino diferenciado

Cursos que você pode gostar

Economia Criativa

Pós-Graduação em Gestão Cultural e Indústria Criativa

O mercado necessita de profissionais aptos a tomar decisões em ambientes complexos e em transformação. Aprenda a gerenciar as etapas de produção de ...

  • Ícone Lab_CC: prática criativa
  • Ícone TCC x Projeto Cultural
  • Ícone Community Hub
  • Ícone Suporte 360°
Conheça o curso