
Suporte 360º
Metodologia inovadora
Network qualificado
Profissionais da comunicação, marketing, cinema, audiovisual, literatura, design e áreas afins que desejam compreender os desafios e possibilidades das narrativas digitais na era da inteligência artificial.
Para quem é este curso:
- Comunicadores e criadores de conteúdo que buscam desenvolver narrativas digitais para impactar o público em múltiplas plataformas.
- Profissionais da indústria cultural interessados em explorar formatos inovadores, como roteiros interativos, storytelling transmídia e narrativas gamificadas.
- Designers e roteiristas que desejam compreender como a inteligência artificial pode influenciar e aprimorar os processos criativos.

Guia do Curso
- Para quem o curso é destinado
- Como funcionarão as aulas
- Carga horária
- Como o curso transformará a sua carreira
- Ementa disciplina a disciplina
Formulário enviado com sucesso!
Descubra tudo o que a PUC-Rio desenhou para este curso:
Metodologia focada no mercado
Faça sua imersão com uma pós-graduação conectada com a rotina da profissão.
Lab_CC
Criação de portfólio
Projeto cultural x TCC
Perfil Hands-on
Crítica à sociedade
Suporte 360°
Conteúdo do Curso
Da Cibercultura à Inteligência Artificial: uma Abordagem Histórico-Conceitual dos Desafios do Mundo Digital
Duração: 30h | Prof: João Vitor Rodrigues Gonçalves
- Ambiente virtual na cultura digital;
- Análise de tendências na cultura digital;
- Novas tecnologias e redes interativas;
- Informatização, digitalização e virtualização a longo prazo.
Da Ideia à Distribuição: Práticas para Modelar Podcasts
Duração: 30h | Prof: Creso Soares Jr.
- História e desenvolvimento da linguagem de áudio;
- Técnicas de storytelling para podcasts;
- Premissas de escrita criativa e técnicas de roteiro;
- Práticas de produção para conteúdo em áudio;
- Estratégias de distribuição e promoção;
- Análise crítica de podcasts brasileiros.
Comunicação e Marketing no Ambiente Digital
Duração: 30h | Prof Elaine Vidal Oliveira
- Introdução ao marketing;
- Estruturação de campanhas digitais;
- Planejamento estratégico para produtos digitais;
- Práticas de storytelling para marketing digital:
- Desenvolvimento de estratégias omnichannel;
- Mecanismos de análise de mercado;
- Estratégias inbound e outbound;
- Utilização de leitura de dados como meio de otimizar o desempenho de conteúdos no campo do marketing digital.
Ética e Informação no Território Digital
Duração: 30h | Profº. Eduardo Miranda
- Impacto da cultura digital na produção de notícias;
- Reflexão ética e prática.
Webséries, Webdocs: Audiovisual e o Território Digital
Duração: 30h | Profº Valmir Moratelli
- Principais pilares da produção audiovisual digital;
- Especificidades das webséries e webdocs;
- Introdução a técnicas de roteiro e escrita criativa;
- Escrita de documentários;
- Reflexão sobre processos de montagem e finalização digital;
- Análise crítica de obras audiovisuais.
Comunicação e Cultura no Ambiente Digital: Paradigmas Legislativos e Perspectivas Jurídicas
Duração: 30h | Prof.: Mariana de Moraes Palmeira
- Análise dos fundamentos legais que orientam as práticas de comunicação no ambiente digital;
- Modelos regulatórios, leis brasileiras e o Marco Civil da Internet;
- Liberdade de expressão e acesso à informação;
- Proteção de dados e legislação em andamento;
- Participação social e política digital;
- Cidadania digital.
Perspectivas Antropológicas e Cultura Digital
Duração: 30h | Profº Gabriel Neiva
- Transformações sociais na era digital;
- Análise crítica das tecnologias digitais;
- Reflexão sobre o impacto econômico, social e humano.
Laboratório de Criatividade e Cultura
Duração: 90h | Prof: Daniel Castanheira Fernandes e Miguel Jost Ramos
- Capacidade de criação, produção, distribuição e análise crítica de objetos culturais;
- Cadeia produtiva na área de cultura;
- Habilidades fundamentais para elaboração e produção de projetos artísticos e culturais.
Oficina de Projetos – Planejamento e Desenvolvimento
Duração: 60h | Prof.: Elaine Vidal Oliveira
- Momento Hands-On: Produção de um projeto com base nas seguintes características:
- Experimentação das principais ferramentas de construção de projetos culturais;
- Formulação de projetos com realização nos setores privado e público;
- Construção de um modelo de projeto que pode ser incorporado ao portfólio profissional do aluno.
Time de professores que praticam o que ensinam
Miguel Jost Ramos
- Doutor em estudos de literatura e cultura. Desenvolveu entre 2014 e 2019 a pesquisa de pós-doutorado "Estética e território: o impacto das políticas públicas de cultura para linguagens e práticas artísticas no Brasil contemporâneo".
- Professor dos departamentos de Comunicação e Letras da PUC-Rio.
- Organizou e assinou os prefácios dos livros "Samba falado: crônicas musicais de Vinicius de Moraes" e "Entrevistas do Bondinho", ambos lançados pela Azougue Editorial.
- Organizou também o volume 20 (n. 1) da revista acadêmica "Ipotesi" (UFJF).
- Atualmente é também consultor permanente da área de Comunicação e Marca da Globo.
João Vitor Rodrigues
- Doutor e Mestre em Comunicação Social (PUC-Rio),
- Especialista em Administração (FGV-RJ) e graduado em Relações Públicas (UERJ).
- Pesquisador e Professor em cursos de pós-graduação e graduação de Estudos de Mídia, Jornalismo, Publicidade e Marketing, lecionando disciplinas sobre comunicação, novas tecnologias, análise e visualização de dados, inteligência de negócios e marketing em mídias digitais.
- Em quinze anos de experiência, participei da criação, desenvolvimento e implantação de projetos e ações de comunicação estratégica em diferentes níveis e plataformas, do marketing direto, passando pelo marketing de relacionamento até as estratégias em mídias sociais.
- Em 2014 fiz parte da equipe responsável pelo monitoramento da Copa do Mundo da Fifa para os Ministérios do Turismo e do Esporte.
- Na FSB Digital participei da elaboração das estratégias de monitoramento de mídias sociais de marcas como Cielo, Ipiranga, Microsoft, Rio Ônibus, entre outros.
- Até 2013 ocupei a posição de Coordenador de Relacionamento e Mídias Sociais no jornal O Globo.
Mariana de Moraes
- Doutora em Direito pela PUC-Rio;
- Mestre em administração de empresas pela PUC-Rio, advogada, e professora da PUC-Rio;
- Autora de capítulos nas obras coletivas "LGPD e o novo marco normativo no Brasil”, "Comentários à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais", "Compliance e políticas de proteção de dados pessoais", entre outros;
- Pesquisadora do Legalite;
- Membro do Comitê de Privacidade e Proteção de Dados do Município Rio de Janeiro;
- Membro da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB, Seccional Rio de Janeiro.
Elaine Vidal
- Pós-Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ (2023) com a pesquisa intitulada “Yoga para todos os corpos: corpos plurais nas narrativas o Yoga inclusivo no Instagram”, na Linha de Pesquisa Estado, Democracia e Cidadania do Grupo de Pesquisa em Política e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC);
- Doutora em Comunicação, com ênfase em Comunicação e Representação pela PUC-Rio (2018);
- Mestra em Artes Visuais, com ênfase em Imagem e Cultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011);
- Especialista em Técnicas de Representação Gráfica, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007);
- Diretora de Arte formada pela Escola de Criação da ESPM-RJ (2007);
- Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (2003);
- Professora do curso de Estudos de Mídia da PUC-Rio, na ênfase de Publicidade e Comunicação Corporativa e Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre o Continente Africano e as Afro-diásporas (LEPECAD / PUC-RIO);
- Atua há 20 anos, nas áreas de comunicação e publicidade, com ênfase em Criação Publicitária, Planejamento de Campanha, Publicidade Social, Comunicação Digital, Corporativa e Docência no Ensino Superior.
Creso Soares Jr.
- Doutorando do PPGCOM-PUC-Rio, iniciando os estudos em 2021.
- Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio.
- Professor de Jornalismo da PUC-Rio.
- Participou da implementação da rádio universitária da PUC-Rio (Rádio PUC).
- Mais de 10 anos de experiência na área de Comunicação, com ênfase na área de Rádio.
- Coordenou durante 7 anos a programação da Rádio Globo.
Gabriel Neiva
- Doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) (2018).
- Mestre em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-IFCS-UFRJ) (2012).
- Concluiu o bacharelado e a licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em dezembro de 2008.
- É parte do Departamento de Comunicação da PUC Rio e do Departamento de Comunicação Social da FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso).
- Entre 2011 e 2017, foi parte do corpo docente do Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes. Entre 2015 e 2017, foi Chefe do Departamento de Ciências Sociais no Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes.
- A partir do começo do doutorado em 2014, articula uma pesquisa sobre a produção audiovisual do Rio de Janeiro.
- Já desenvolveu uma pesquisa sobre a cultura hip hop em Niterói. Desenvolveu atividades na área de documentação através da organização de bibliotecas particulares.
- Participou também do projeto de pesquisa "Modernidades Alternativas ao Liberalismo", sob orientação do Prof. Dr. Daniel Aarão Reis.
- Tem experiência nas áreas de História, Sociologia, Comunicação Social e Antropologia, com ênfase em Cultura, Mentalidades e Ideologias e na área de Antropologia Cultural, Sociologia Compreensiva, Cinema e Estudos Culturais.
Eduardo Miranda
- É professor da PUC-Rio, onde ministra as disciplinas "Intertextualidades e novas práticas de leituras" e “Imagem e som”, no curso Estudos de Mídia.
- Já ministrou em outra instituição de ensino disciplinas como “Narrativas midiáticas”, “Estética da imagem”, “Cinema Brasileiro”, “Teorias do Cinema” e “Teoria da Comunicação”, além de ter orientado alunos em TCCs e Iniciação Científica;
- É Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio (2015) e mestre em Comunicação pela PUC-Rio (2009), com pesquisa voltada para as relações intertextuais entre cinema e literatura, investigação que se desdobrou no estágio de Pós-Doutorado na PUC-Rio, com bolsa do CNPq e sob supervisão da prof Vera Lúcia Follain de Figueiredo;
- Possui graduação em Comunicação social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), com passagem pelos veículos Portal R7 e Jornal do Brasil, jornais O Dia, Brasil Econômico entre os anos de 2009 e 2020 e como repórter e subeditor do Brasil de Fato. Atualmente, é assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, coordenando a equipe de comunicação da deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ).
Daniel Castanheira
- Professor do Departamento de Letras e do curso de Artes Cênicas da PUC-Rio desde 2010.
- Mestre e Doutor pelo programa Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio.
- Foi Professor Substituto do Departamento de Linguagens Artísticas - DLA do Instituto de Artes da UERJ e do Departamento de Artes e Produção Cultural RAE/UFF, ministrando disciplinas relacionadas a teorias da arte.
- Atuou como Professor do Istituto Europeo di Design - IED-Rio.
- Artista, músico, produtor, trabalha no cruzamento de linguagens que envolvem espacialização sonora, texto, música, escultura e performance, com uma ampla produção artística em intervenções urbanas, mostras, festivais, artes cênicas e trabalhos audiovisuais.
- Autor do ensaio "Transfaces. O movimento forjado em música", publicado no livro "Entre ouvidos: rádio e arte", e do artigo "Poéticas da violência em Osvaldo Lamborghini", publicado no livro "Veredas argentinas: ensaios à margem da literatura”.
Valmir Moratelli
- Colunista da revista VEJA e doutor em Comunicação pela PUC-Rio, onde também concluiu o mestrado. É graduado em Jornalismo pela UFRJ.
- Desde 2021, atua como professor de Escrita Criativa na ESPM.
- Possui experiência em redações de grandes veículos de imprensa e em escritórios de assessoria de comunicação.
- Autor de diversos livros, incluindo: "A invenção da velhice masculina" (2023), "Armários abertos - depoimentos sobre a diversidade sexual" (2021), “O que as telenovelas exibem enquanto o mundo se transforma” (2019), “Diálogos para santos cegos – Contos na era fake news” (2018) e “Eu Rio, Tu Urcas, Ele Sepetiba” (2015).
- Dirigiu os filmes "Rosa - A narradora de outros Brasis" (2023), premiado como Melhor Documentário no Festival de Vassouras, “Corpo São” (2022, Fashion TV), "Prateados - a vida em tempos de madureza" (2021, GloboPlay), e “30 Dias – um carnaval entre a alegria e a desilusão” (2019, Prime Box), selecionado para a Première Brasil do Festival do Rio 2019.
- Integra os grupos de pesquisa “Narrativas da vida moderna na cultura midiática – dos folhetins às séries audiovisuais” (PPGCOM da PUC-Rio) e “Ficção Seriada” (Intercom).
- Atua também como parecerista do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Miguel Jost Ramos

João Vitor Rodrigues

Mariana de Moraes

Elaine Vidal

Creso Soares Jr.

Gabriel Neiva

Eduardo Miranda

Daniel Castanheira

Valmir Moratelli
Convidados-referência no mercado
Preço e formas de pagamento

Formulário enviado com sucesso!
Parcelamento no cartão de crédito em até 36x de:
R$ @mensalidade
ou à vista de R$ @valorTotal
por: R$ @valorParcela
- Especialização 100% Online
- Certificado: Especialização PUC-Rio
- Formato: aulas gravadas e encontros ao vivo
- Carga horária: 360 horas
- Duração: de 6 a 9 meses (é possível antecipar a realização do Projeto do Curso)
Parcelamento em até 36x no cartão de crédito, boleto ou pix
De:* | Por**: |
---|
* De: preço original do curso, considerando a condição de parcelamento.
** Por: preço final do curso parcelado + desconto, se aplicável.
Valores sujeitos á mudanças de acordo com método de pagamento escolhido.
Mais detalhes do curso
Carga horária: 360 horas
Certificado: Especialização PUC-Rio
Duração: de 6 a 9 meses (é possível antecipar a realização do Projeto do Curso)
Especialização 100% Online
Formato: aulas gravadas e encontros ao vivo
Cursos relacionados
Pós-Graduação em Gestão Cultural e Indústria Criativa
Aprenda como realizar a gestão de projetos artísticos, culturais e de entretenimento.