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XPerguntas frequentes
Confira o que geralmente nos perguntam e tire todas as suas dúvidas.
Após o pagamento, qual o prazo para liberar meu acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem?
Em até 2 horas, você receberá os seus dados de acesso à Plataforma de Estudos pelo e-mail cadastrado na matrícula. Caso o pagamento seja efetuado via boleto, os dados serão enviados em até 48 horas
Como faço para emitir minha NF?
As notas fiscais são disponibilizadas todo dia 30 do mês, no Portal Financeiro.
A NF é emitida conforme o período de duração previamente estipulado da Pós. Para comprovação de valores pagos, temos a Declaração de Valores Pagos e Declaração de Adimplência, que podem ser solicitadas via atendimento ao estudante.
Como faço para enviar a minha documentação?
O envio da documentação obrigatória é feito através do seu Portal de Serviços. Entre na sua plataforma de estudos com seu login e senha. Em seguida, no menu lateral, clique em "Vida Acadêmica" e, em seguida, em "Documentos de Matrícula". Os documentos que precisam ser enviados são o RG ou a CNH e o diploma de graduação com data de colação de grau anterior à data de matrícula, e deverão ser enviados pelo estudante de forma digital no prazo de até 120 dias após a realização da matrícula, conforme contrato.
Como faço para ter acesso aos meus boletos?
O acesso aos boletos é feito através do seu Portal Financeiro. Entre na sua Plataforma de Estudos com seu login e senha, em seguida, no menu lateral, clique "Financeiro" e depois em “Pagamentos”. Na tela, você verá todos os boletos disponíveis, escolher a forma desejada e então efetuar o pagamento. A compensação de pagamento do boleto leva até 48 horas para efetivação no sistema.
Como funciona a avaliação final do curso?
Cada área possui seus formatos de avaliação, tanto por disciplina como trabalho final.
Como realizo minha matrícula?
Por meio do site (ou com auxílio da nossa equipe), na página do curso escolhido. Insira seus dados de cadastro, confirme o formato de pagamento de sua escolha e pronto! Você receberá um e-mail de confirmação com os seus dados de acesso à Plataforma de Estudos.
É possível iniciar minha Pós-graduação cursando o último semestre da faculdade?
Pós-Graduação é um Curso destinado aos alunos com diploma de graduação, tendo como objetivo complementar e ampliar o conhecimento adquirido na graduação e no mercado de trabalho. Portanto, para ingressar em um curso de pós-graduação, você precisa ter colado grau.
O que é o atendimento 360 da PUC-Rio?
É um atendimento diferenciado e próximo do aluno ao longo de toda a sua jornada de estudo. Nosso time de especialistas estará disponível para conversas, trocas, sendo um apoio para resolução de problemas, dificuldades e dúvidas.
Quais as formas de pagamento?
Os cursos de Pós-graduação da PUC-Rio podem ser pagos através de boleto (em até 36 parcelas) ou cartão de crédito (em até 18 vezes)
Quais os formatos dos Cursos?
Pós-graduação: Os cursos ocorrem de forma assíncrona com momentos ao vivo.
Aperfeiçoamento: Os cursos ocorrem de forma assíncrona com momentos ao vivo.
Cursos Livres: Os cursos ocorrem de forma assíncrona.
Quais são os canais de contato com os professores?
Os alunos terão acesso aos professores pela Plataforma de Estudos através do Fórum das disciplinas, além dos encontros síncronos (lives ao vivo) que ocorrem periodicamente.
Qual a diferença entre os tipos de certificados dos Cursos de Aperfeiçoamento, Cursos Livres e Pós-graduação.
Pós-graduação: 1 Certificado PUC-Rio de Especialização após a conclusão do curso contendo a carga horária do curso escolhido
Cursos de Aperfeiçoamento: 1 Certificado PUC-Rio de Curso de Aperfeiçoamento após a conclusão do curso. Os cursos de Aperfeiçoamento possuem uma carga horária de 120h Cursos
Livres: 1 Certificado PUC-Rio de Curso Livre após a conclusão do curso. Os cursos livres possuem uma carga horária de 28h.
Qual é a duração e carga horária do curso?
Especialização: Os cursos têm duração de 360 a 480 horas ao longo de 9 a 12 meses.
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco.
*Horário de atendimento de segunda a sexta, das 9h às 21h. Em caso de feriado, o horário pode sofrer alteração.
Se eu quiser cancelar o curso, existe alguma multa?
O(A) ALUNO(a), poderá formalizar pedido de cancelamento do Curso contratado através de requerimento a ser realizado no site da CCEC-PUC-Rio (www.cce.puc-rio.br; no portal do aluno) ou pelo WhatsApp 21 97658-6094).
Caso ocorra a solicitação de cancelamento de matrícula até 2 (dois) dias úteis antes do início do Curso, o(a) ALUNO(a) será reembolsado (a) do valor pago no ato da matrícula, no prazo de 15 dias úteis, contados da data de recebimento da solicitação de cancelamento pela CCEC.
Caso ocorra a solicitação de cancelamento de matrícula após o início do Curso, a desistência poderá ocorrer a qualquer momento, e o(a) ALUNO(A) e/ou Responsável Financeiro ficam responsáveis pelo pagamento das parcelas vencidas, sem direito a devolução de qualquer valor já pago.
Caso o(a) ALUNO(A) e/ou Responsável Financeiro tenham optado pelo parcelamento do valor do curso em número de parcelas maior que o tempo de duração do próprio curso, ou seja, hipótese em que as parcelas se estenderiam após o término regular das aulas (tempo total do curso), ocorrendo o pedido de cancelamento antecipado da matrícula, o(a) ALUNO(A), ou o Responsável Financeiro deverão pagar o valor das parcelas de modo proporcional à duração do curso já cursada. A título de clareza, exemplificativamente, caso o(a) ALUNO(A) tenha cursado 20% (vinte por cento) do tempo total de duração do curso, será devido pelo(a) ALUNO(A), ao requerer o cancelamento da matrícula, valor correspondente a 20% (vinte por cento) do valor total do curso – descontando-se a quantia já paga. Logo, sempre que o parcelamento tiver sido realizado em tempo superior à duração do Curso, o(a) ALUNO(A) e/ou Responsável Financeiro deverão pagar à PUC o respectivo “Valor Residual”, equivalente ao valor que deveria ter sido pago mensalmente, caso o parcelamento tivesse observado o estrito tempo de duração do curso.
Além dos pagamentos previstos acima, também será devido pelo(a) ALUNO(A) ou Responsável Financeiro o pagamento de multa rescisória no valor de 10% (dez por cento) calculados sobre o valor restante do Curso. Por “valor restante do Curso” entende-se o valor total do Curso subtraídos os valores já pagos, referentes às parcelas vencidas e ao Valor Residual calculado conforme parágrafo 4ª acima. Caso o(a) ALUNO(A) refaça a sua matrícula no Curso em até 12 (doze) meses contados do seu cancelamento, o valor da multa será revertido em desconto nos valores das novas mensalidades.
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*Horário de atendimento de segunda a sexta, das 9h às 21h. Em caso de feriado, o horário pode sofrer alteração.