Esta pós integra branding, narrativa e transformação digital para formar profissionais capazes de construir marcas autênticas e engajar públicos com propósito. Com dupla certificação PUC-Rio + PUCPR, você aprende com professores-referência global e desenvolve habilidades estratégicas em storytelling, dados e experiência de marca.
- Proponha direcionamentos estratégicos comunicacionais focados na construção e gestão de marcas.

- Desenvolva estratégias para gerar percepção de valor em ambientes digitais.

- Construa e gerencie comunidades ativas e engajadas em torno de marcas.

- Realize análises e previsões comportamentais de consumidores para embasar suas estratégias.

- Estruture ações de comunicação assertivas e eficazes.

- Aumente a relevância e o engajamento das marcas no ambiente digital.
- Profissionais de marketing que desejam aprofundar conhecimentos em storytelling

- Especialistas em branding interessados em estratégias digitais

- Profissionais que atuam na criação e gestão de marcas no ambiente digital

- Profissionais que buscam aprimorar suas habilidades em comunicação digital

- Aqueles que querem desenvolver ações de marketing com foco em storytelling

Guia do Curso

Conheça o guia completo da sua pós


  • Carga horária 
  • Como funcionam as aulas e atividades avaliativas 
  • Como é a experiência da PUC-Rio + PUCPR 
  • Ementa disciplina a disciplina 
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Duas grandes instituições.  
Uma nova forma de pensar o ensino.

Dupla certificação


Dupla certificação

Seja reconhecido pelo selo de PUC-Rio e PUCPR, duas instituições de excelência.

Ensino completo


Ensino completo

Aulas gravadas e momentos ao vivo para aprender no seu ritmo.

Professores-referência


Professores-referência

Aprenda com os maiores especialistas nacionais e internacionais da sua área. 

Networking e conexões de aprendizagem


Networking e conexões de aprendizagem

Amplie a sua rede e aprenda com especialistas e colegas influentes da sua área.

Aulas em primeira pessoa


Aulas em primeira pessoa

Tecnologia e humanização unidas para uma experiência única, próxima de professores e colegas.

Flexibilidade real


Flexibilidade real

 Estude no seu ritmo, sem abrir mão da qualidade acadêmica.

Explore as experiências de aprendizados da PUC-Rio e PUCPR

PUC-Rio e PUCPR unidas em uma pós online que transforma a sua carreira e a sua liderança.

Conheça os professores que vão guiar sua jornada

Conhecimento sólido e prática aplicada. Tudo conectado em cada aula do seu curso. 

Conhecimento sólido e prática aplicada. Tudo conectado em cada aula do seu curso.

Martha Terenzzo

Martha Terenzzo

Diretora da Inova 360°
Karen Palmer

Karen Palmer

Cineasta e especialista em storytelling
Jaime Troiano

Jaime Troiano

Fundador e Presidente da Troiano Branding
JJ Delgado

JJ Delgado

Diretor da MOVE Estrella Galicia e ex-Líder de Marketing da Amazon
Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho

Jornalista, consultor da UNESCO e autor best-seller de livros como “A vida que vale a pena ser vivida”
Marcelo Leite

Marcelo Leite

Especialista em estratégia de dados e inteligência artificial na Microsoft USA
Jesús Fabre

Jesús Fabre

Consultor de jogos independentes e RP da BlitWorks
Yuval Noah Harari

Yuval Noah Harari

Professor, historiador e autor best-seller, com mais de 30 milhões de livros vendidos em 60 idiomas
Gabriel Viégas

Gabriel Viégas

Delivery Principal na ThoughtWorks
Jefferson Carrilho

Jefferson Carrilho

Gestor, Consultor e Estrategista de Marketing e Comunicação Digital
Liliane Ferrari

Liliane Ferrari

Consultora de Comunicação e Marketing e Fundadora da 1°agência brasileira especializada em Pinterest.
Elizabeth Saad

Elizabeth Saad

Doutora em Ciências da Comunicação, pesquisadora e docente na pós-graduação da ECA-USP
Tiago Cavalcanti Tabajara

Tiago Cavalcanti Tabajara

Especialista em Neurociência aplicada aos negócios, com doutorado em Neuromarketing nos EUA, mais de 20 anos de experiência e liderança em MBAs e empresas inovadoras na área.

Diferente de tudo que você já viu

A parceria entre a PUC-Rio e PUCPR veio para reunir duas instituições de excelência em uma só pós-graduação. Aqui, tradição acadêmica e inovação tecnológica se encontram em um formato digital e interativo, pensado para preparar você para os grandes desafios do futuro e da sua profissão. 

Explore os caminhos da sua formação


Conheça o programa completo e o que cada disciplina vai agregar à sua carreira. 

KPI's Estratégicos em Marketing
Nesta disciplina, você entenderá a importância dos indicadores estratégicos como orientadores da tomada de decisão. Serão apresentados os principais indicadores (KPIs) de mercado que devem ser utilizados para monitoramento e tomada de decisão estratégica, com exemplos e casos do mercado. Ao final, estará apto a julgar os principais KPIs a serem utilizados de forma estratégica nas organizações, para o monitoramento e controle estratégico das informações de mercado.
Marketing Digital e Community Management
Desenvolva uma visão estratégica de mercado, reconhecendo ações de marketing criativas e inovadoras para geração de leads, criação de conteúdo e monitoramento de mídias sociais. Utilize ferramentas e plataformas digitais para promover mudanças no comportamento de compra do consumidor.
Jesús Fabre
Futurologia: Tendências para o Século 22
Explore o campo da futurologia e desenvolva sua capacidade de antecipar um futuro possível, provável e preferível. Reflita sobre como as mudanças impactam o consumo de produtos, serviços e cultura de forma geral, preparando-se para os desafios do futuro.
Karen Palmer
Fundamentos de Ciência de Dados e Big Data
Aprenda de forma clara como a ciência de dados e o big data podem ser utilizados nos negócios. Analise a capacidade de aprendizado das máquinas e associe diferentes dados para compreender melhor a aplicação dessa tecnologia. Ao final, diferencie as formas de aprendizado dos computadores para melhor compreensão do uso dessas ferramentas.
Marcelo Leite
Jornada do Cliente
Desenvolva uma perspectiva centrada no cliente para a gestão de projetos e produtos. Utilize técnicas e ferramentas para mapeamento e análise da jornada do cliente, visando melhorar sua experiência. Ao final, construa a jornada do cliente, tendo suas necessidades como elemento central do processo.
Gabriel Viégas
Planejamento Estratégico em Comunicação
Os alunos desenvolverão competências relacionadas ao processo de planejamento estratégico em comunicação. Serão levantadas informações relevantes sobre mercado, público e marca, para estruturar ações de comunicação no contexto do e-branding.
JJ Delgado
Storytelling: Histórias que Vendem
Desenvolva competências ligadas ao domínio da técnica de storytelling para construção, posicionamento e administração de marcas. Ao final, aplique técnicas de storytelling em diferentes contextos da marca.
Martha Terenzzo
Criação de Conteúdo Digital
Desenvolva competências para criação de conteúdo em múltiplos formatos e canais digitais, alinhado ao planejamento e aplicação de tom de voz, para promover a marca. Ao final, crie conteúdo digital utilizando diferentes estratégias, formatos e canais.
Liliane Ferrari
Inbound Marketing: SEO e Copywriting
Desenvolva competências em Inbound Marketing, focando em estratégias de Search Engine Optimization (SEO) e copywriting para atrair consumidores. Ao final, aplique estratégias de Inbound Marketing em diferentes contextos da marca, utilizando técnicas de SEO e copywriting.
Jefferson Carrilho
Neurociência Aplicada a Negócios
Explore as bases neurocientíficas que explicam o comportamento de consumo. Aprofunde conhecimentos como marcadores somáticos e neurônios-espelho, analisando estratégias de estímulo ao consumo, como mensagens subliminares ou estímulos sensoriais. Ao final, avalie seu nível de exposição a estímulos ao consumo e potencialize sua atividade profissional ligada às vendas.
Tiago Cavalcanti Tabajara
O Estilo Startup de Revolucionar os Negócios
Aplique metodologias da Startup Enxuta para validação de ideias e modelos de negócios. Compreenda como as empresas modernas usam o empreendedorismo para transformar suas culturas e impulsionar seus crescimentos, gerando valor para seus clientes.
Gestão de Marca: Branding
Desenvolva competências para criação, posicionamento e administração de marcas no ambiente digital, utilizando estratégias e ferramentas atuais e adequadas. Ao final, avalie estratégias para construção, posicionamento e administração de marcas no ambiente digital.
Jaime Troiano
Gestão da Comunicação em Mídias Digitais
Gerencie fluxos de conteúdo e comunicação em mídias digitais diversas, utilizando ferramentas como definição de objetivos, identidade de marca e relacionamento com o consumidor. Ao final, gerencie estratégias e ações de comunicação em mídias digitais, integrando objetivos de gestão, conteúdo e relacionamento com o consumidor.
Elizabeth Saad
Ética: Inteligência Moral na Era Digital
Explore os principais desafios éticos trazidos pelas terceiras e quartas revoluções industriais e pela cultura da pós-verdade. Esta disciplina foca em como os profissionais do futuro podem enfrentar esses desafios utilizando a inteligência moral para a tomada de decisões. Os alunos irão aprender a navegar em cenários complexos onde a ética se torna fundamental para liderar com integridade e responsabilidade.
Clóvis de Barros Filho
Admirável Futuro Novo
Esta disciplina oferece uma reflexão profunda sobre os desafios globais enfrentados pela humanidade no século XXI, explorando os avanços da inteligência artificial e as inovações da biotecnologia. Os estudantes analisarão os obstáculos políticos e educacionais que podem dificultar a superação desses desafios, baseando-se no pensamento de Harari. Ao final do curso, os participantes desenvolverão uma compreensão multidisciplinar, abrangendo Negócios, Direito, Educação, Tecnologia e Saúde, sobre as estratégias para enfrentar e superar os desafios globais discutidos.
Yuval Noah Harari

Investimento certo para a sua carreira

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  • Aprendizado 100% online e interativo 
  • Conteúdo alinhado às tendências globais 
  • Professores-referência nacionais e internacionais 
  • Casos práticos e aplicados à sua área 
  • Networking com profissionais e especialistas 

Outros cursos que podem ser do seu interesse 

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Marketing: Estratégias, Negócios Digitais e Experiência do Cliente

Aprenda estratégias de marketing digital, branding e experiência do cliente para impulsionar sua carreira e negócios de sucesso.

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Comunicação

Neurocomunicação: Estratégias para Narrativas de Impacto​

Compreenda os aspectos neurocientíficos que influenciam o comportamento humano para criar narrativas poderosas por meio de ferramentas e técnicas de neurociência.

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Dúvidas frequentes

Como faço minha inscrição/matrícula?

Por meio do site (ou com auxílio do nosso contact center), na página do curso escolhido. Insira seus dados, confirme a forma de pagamento e pronto. Você receberá um e-mail de confirmação com seus dados de acesso à Plataforma de Estudos.  

Quais as formas de pagamento?

Consulte descontos e demais condições de pagamento na página do curso de seu interesse.  

Como é o certificado dos cursos da Pós PUC-Rio em parceria com a PUCPR?

Você receberá a dupla certificação Lato Sensu reconhecida pelo MEC, com o título de Especialista pela PUC-Rio e pela PUCPR. Após a aprovação final e conferência das notas, o certificado é emitido digitalmente no prazo estipulado.