
Marketing: Estratégias, Negócios Digitais e Experiência do Cliente
Aprenda estratégias de marketing digital, branding e experiência do cliente para impulsionar sua carreira e negócios de sucesso.
- Desenvolva estratégias de gestão de marca, criando ações para fortalecer e manter sua identidade, garantindo consistência e relevância no mercado.
- Crie estratégias de inovação nos negócios, implementando novas práticas para manter a competitividade e promover o crescimento sustentável da empresa.
- Baseie as estratégias em análises da experiência de clientes ou usuários, usando feedback e dados para ajustar e melhorar as abordagens e interações.
- Utilize canais tradicionais e digitais, combinando imprensa e eventos com redes sociais e blogs, por exemplo, para alcançar um público mais amplo.
- Aplique métodos inovadores, incorporando novas tecnologias e abordagens criativas para otimizar processos e maximizar a eficácia das estratégias.
- Profissionais que buscam compreensão maior do consumidor, seus desejos e comportamentos.
- Profissionais que visam aumentar o entendimento acerca das estratégias de branding e comunicação ao longo da jornada do cliente.
- Profissionais com foco em experiência do consumidor e métricas de marketing, principalmente no ambiente digital, visando tomar decisões baseadas em dados e resultados mensuráveis.

Conheça o guia completo da sua pós
- Carga horária
- Como funcionam as aulas e atividades avaliativas
- Como é a experiência da PUC-Rio + PUCPR
- Ementa disciplina a disciplina
Formulário enviado com sucesso!
Duas grandes instituições.
Uma nova forma de pensar o ensino.
Dupla certificação
Dupla certificação
Seja reconhecido pelo selo de PUC-Rio e PUCPR, duas instituições de excelência.
Ensino completo
Ensino completo
Aulas gravadas e momentos ao vivo para aprender no seu ritmo.
Professores-referência
Professores-referência
Aprenda com os maiores especialistas nacionais e internacionais da sua área.
Networking e conexões de aprendizagem
Networking e conexões de aprendizagem
Amplie a sua rede e aprenda com especialistas e colegas influentes da sua área.
Aulas em primeira pessoa
Aulas em primeira pessoa
Tecnologia e humanização unidas para uma experiência única, próxima de professores e colegas.
Flexibilidade real
Flexibilidade real
Estude no seu ritmo, sem abrir mão da qualidade acadêmica.
Explore as experiências de aprendizados da PUC-Rio e PUCPR
PUC-Rio e PUCPR unidas em uma pós online que transforma a sua carreira e a sua liderança.
Conheça os professores que vão guiar sua jornada
Conhecimento sólido e prática aplicada. Tudo conectado em cada aula do seu curso.
Conhecimento sólido e prática aplicada. Tudo conectado em cada aula do seu curso.
Jaime Troiano
- Membro do Hall da Fama dos profissionais de Marketing no Brasil.
- Formado em Engenharia Química pela FEI e em Sociologia pela USP.
- Fundou e comanda há quase 30 anos a Troiano Branding , primeira empresa brasileira dedicada integralmente à gestão de marcas .
- Antes disso, foi VP de Planejamento e Consumer Insights para agências como Young & Rubicam , MPM-Lintas e BBDO , com atuação em toda América Latina.
- Autor de 4 livros best-sellers sobre gestão de marcas e comportamento de consumidor: “As Marcas no Divã” (Editora Globo), “Brand Intelligence” (Estação das Letras e Cores), “Qual é o seu Propósito?” (CLA) e “Ecos na Pandemia” (CLA).
JJ Delgado
- Gestor com mais de 15 anos de experiência em Marketing e Economia Digital .
- Liderou o dia com o maior número de vendas da história da Amazon .
- Investidor e consultor de empresas WEB2 e WEB3.
- Ajudou a impulsionar o crescimento de diversas empresas internacionais, tais como Burger King , Pepsi , CB Richard Ellis , Ford , Bosch e Siemens , entre outras.
- É doutor em Economia Digital pela Lasalle University (EUA).
- Professor na London School of Economics and Political Science ( LSE ) e na IE Business School .
- Autor de três livros best-sellers na área de Marketing e Economia Digital.
- Diretor geral da MOVE Estrella Gallicia Digital , atuando em projetos de desenvolvimento por meio da Inovação Aberta e Novos Negócios Digitais.
Liliane Ferrari
- Jornalista, publicitária, atua como consultora de Comunicação e Marketing para marcas globais há mais de 17 anos.
- Considerada uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira pela revista TPM.
- Uma das 100 profissionais que marcaram a História da internet no Brasil, segundo ranking Locaweb.
- Fundadora da 1°agência brasileira especializada em Pinterest.
Clóvis de Barros Filho
- Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
- Autor de mais de 30 livros, como “A vida que vale a pena ser vivida”, “Ética e vergonha na cara!” e “A felicidade é inútil”.
- Pesquisador e Consultor em Ética da UNESCO.
- Há dez anos atua como alestrante e consultor de grandes empresas.
- Doutor em Ciências da Comunicação pela USP.
- Mestre em Ciência Política pela Université Sorbonne Nouvelle de Paris(1990).
- Especialista em Direito Constitucional (1988) e em Sociologia do Direito (1989) pela Université Panthéon-Assas de Paris.
- Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo (1985) e em Direito pela USP (1986).
Martha Terenzzo
- Mestra em Comunicação e Consumo pela ESPM.
- Profissional multifacetada , com mais de 25 anos de experiência nas área s de Marketing , Branding e Inovação .
- Atuou em empresas de grande porte , como Cargill, Sadia, Parmalat, Bombril, Ajinomoto, Reckitt Benckiser e Coopersucar.
- Diretora da Inova 360 ° , atuando em projetos de Inovação e Negócios para empresas como Natura, Google, Linkedin, Biopark, Latitude Biotech, Vitacon, Samsung, Amanco, Boticário, Kopenhagen e muitas outras.
- Professora de Inovação, Storytelling e Branded Content na ESPM.
- Palestrante e autora do livro “O Guia Completo de Storytelling”
- Coautora de vários livros sobre customer experience , inovação em tecnologia e consumo .
Ligia Fascioni
- Mais de 10 anos de experiência como engenheira de aplicações e desenvolvimento em empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de robótica, automação e aviônica, passando depois a trabalhar com marketing corporativo.
- Autora de 8 livros sobre gestão, design e inovação.
- Especialista em Marketing.
- Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas com foco em Gestão Integrada do Design.
- Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial.
- Desde 2011 reside em Berlin, Alemanha, onde é sócia de uma start-up de tecnologia e estuda inovação.
Yuval Noah Harari
- Professor da Universidade Hebraica de Jerusalém. Suas ideias mudaram a forma de enxergamos a história e o futuro, tornando-o uma das figuras mais emblemáticas do século 21;
- Autor dos best-sellers " Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", " Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã" e " 21 Lições para o Século 21";
- Cofundador da Sapienship, organização multidisciplinar que busca debater e encontrar soluções para os maiores problemas da atualidade.
Tahiana D'Egmont
- CMO e sócia da MaxMilhas, uma das maiores startups do Brasil.
- Foi co-fundadora e diretora geral da Mentez, empresa por trás do jogo Colheita Feliz do Orkut.
- Foi CEO da Kickante, a maior plataforna de crowdfunding do Brasil.
- Fellow do Brazil Innovators e da 500 Startups.
- Formação Executiva em Estratégia e Organização pela Graduate School of Business de Stanford.
- MBA em Marketing e Negócios Digitais pela Be Academy.
- Atua no mercado digital desde 2000 e em startups desde 2005.
Carina Sucupira
- Tem mais de 13 anos de experiência na área de Tecnologia.
- Especialista em Big Data e Data Science.
- Pós-graduada em Engenharia de Dados.
- Cientista da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Gabriel Viégas
- Coautor da adaptação da metodologia Lean Inception para ambiente totalmente remoto.
- Professor de cursos de pós-graduação e MBAs.
- Certificações: Agile Product Owner pela Scrum Alliance e Certified Lean Inception Facilitator pela Caroli.org.
- Foi Analista de Produtos, Product Owner e Coordenador Comercial na Terra Networks.
- Tem mais de 20 anos de experiência em consultoria e desenvolvimento de software.
- Administrador de Empresas, com especializações em Gestão de Projetos de TI, E-commerce e Marketing Digital.
Jefferson Carrilho
- Formado em Design Digital com MBA em Marketing e Comunicação;
- Desde 2012 atuando na criação de campanhas para grandes marcas globais;
- Já ajudou empresas de diversos portes e segmentos a alavancarem seus resultados, dentre elas, podemos destacar: Sanofi, Foundever, Catharine Hill, RB Benefícios e Fundação Dorina;
- Especialista em Inbound Marketing certificado pela HubSpot;
- Especialista em SEO e Conteúdo certificado pela Semrush;
- Especialista em Ads para geração de tráfego, engajamento, leads e vendas utilizando diversas plataformas como Google Ads, Meta Ads, LinkedIn Ads e outros;
- Ampla experiência em Gestão de Projetos e Treinamento de Equipe.
Elizabeth Saad
- Professora titular sênior e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP, com foco em pesquisas transdisciplinares nos campos das tecnologias digitais e comunicação.
- Coordenadora do Grupo de Pesquisa COM+ (Comunicação, Mídias e Jornalismo Digitais).
- Atualmente participa do projeto internacional Journalism: Safety Matters.
- É consultora no campo das mídias digitais e estratégias de comunicação, atendendo empresas envolvidas com a transformação digital.
- Também desenvolve treinamentos para profissionais e empresas envolvidos com o mundo digital.
Erica Marques
- Referência internacional em Design Sprint desde 2014, com vivências em Singapura, Vale do Silício e Nova York.
- Líder de comunidades Google há 11 anos, contribuindo para o ecossistema de inovação como jurada, palestrante, facilitadora e mentora em programas como Hackathon ONU, Global Legal Hackathon, Startup Weekend, entre outros.
- Atua na Sprint XP com equipes multidisciplinares, colaborando na gestão da inovação em organizações, startups e governo (Embraer, Paraná Banco, Fomento Paraná, Unimed, Datatem etc).
- Head de Ecossistemas de Inovação na Xperts Global, contribuindo para parcerias de alto impacto positivo.
- Atualização em Design Sprint no MIT, com Jake Knapp, em janeiro de 2020.
- Facilitadora de Design Sprint (Sprint Master), com treinamentos Google em Singapura (2017), Vale do Silício (2018) e Nova York (2019).
- Liderou o Google Business Group (Curitiba) de 2013 a 2023, sendo eleita Country Champion (2015 a 2017) e colaborando com o desenvolvimento de novas comunidades GBG no Brasil.

Jaime Troiano

JJ Delgado

Liliane Ferrari

Clóvis de Barros Filho

Martha Terenzzo

Ligia Fascioni

Yuval Noah Harari

Tahiana D'Egmont

Carina Sucupira

Gabriel Viégas

Jefferson Carrilho

Elizabeth Saad

Erica Marques
Diferente de tudo que você já viu
A parceria entre a PUC-Rio e PUCPR veio para reunir duas instituições de excelência em uma só pós-graduação. Aqui, tradição acadêmica e inovação tecnológica se encontram em um formato digital e interativo, pensado para preparar você para os grandes desafios do futuro e da sua profissão.
Explore os caminhos da sua formação
Conheça o programa completo e o que cada disciplina vai agregar à sua carreira.
Canais de Aquisição: Growth Hacking
KPI's Estratégicos em Marketing
Tomada de Decisão Baseada em Dados: Customer Centricity
User Experience: Engajando Usuários e Melhorando Performances
Jornada do Cliente
Design Sprint
Planejamento Estratégico em Comunicação
Storytelling: Histórias que Vendem
Criação de Conteúdo Digital
Inbound Marketing: SEO e Copywriting
O Estilo Startup de Revolucionar os Negócios
Gestão de Marca: Branding
Gestão da Comunicação em Mídias Digitais
Ética: Inteligência Moral na Era Digital
Admirável Futuro Novo
Investimento certo para a sua carreira
Em até @parcelas de:
@mensalidade
ou à vista de R$ @valorTotal
por: R$ @valorDesconto
- Aprendizado 100% online e interativo
- Conteúdo alinhado às tendências globais
- Professores-referência nacionais e internacionais
- Casos práticos e aplicados à sua área
- Networking com profissionais e especialistas
Parcelamento disponível no cartão de crédito, boleto ou pix.
De:* | Por**: |
---|
* De: preço original do curso, considerando a condição de parcelamento.
** Por: preço final do curso parcelado + desconto, se aplicável.
Valores sujeitos á mudanças de acordo com método de pagamento escolhido.

Formulário enviado com sucesso!

Outros cursos que podem ser do seu interesse
Gestão de Projetos, Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis
Torne-se uma referência nas metodologias ágeis, gestão de projetos e inovação. Viva uma jornada de capacitação intensiva e impulsione o crescimento profissional.
Liderança Ágil: Pessoas, Projetos e Inovação
Desenvolva habilidades para se tornar um líder excepcional, capaz de impulsionar projetos inovadores e liderar equipes de alto desempenho.
IA e Negócios: Estratégia, Inovação e Resultados
Domine a inteligência artificial aplicada a negócios e torne-se um líder de inovação.
Dúvidas frequentes
Como faço minha inscrição/matrícula?
Por meio do site (ou com auxílio do nosso contact center), na página do curso escolhido. Insira seus dados, confirme a forma de pagamento e pronto. Você receberá um e-mail de confirmação com seus dados de acesso à Plataforma de Estudos.
Quais as formas de pagamento?
Consulte descontos e demais condições de pagamento na página do curso de seu interesse.
Como é o certificado dos cursos da Pós PUC-Rio em parceria com a PUCPR?
Você receberá a dupla certificação Lato Sensu reconhecida pelo MEC, com o título de Especialista pela PUC-Rio e pela PUCPR. Após a aprovação final e conferência das notas, o certificado é emitido digitalmente no prazo estipulado.