CONDIÇÕES EXCLUSIVAS | Fale com um de nossos consultores via WhatsApp e conheça nossas Condições Especiais Eu quero
X
Avaliação da Qualidade de Uso de Sistemas Computacionais Interativos
Estude na prática as vantagens e limitações da avaliação de IHC e UX em ambientes controlados (laboratórios) e no contexto real (campo); dados subjetivos versus objetivos e descritivos versus qualitativos; métodos e ética em pesquisas; avaliações formativas e conclusivas; planejamento, execução, análise e comunicação de resultados; anonimização e privacidade de dados; entre outros conteúdos atuais.Metodologia focada no mercado
Faça sua imersão com uma pós-graduação conectada com a rotina da profissão.
Certificados
A cada 3 meses, um certificado novo no tema da sua Sprint.
Jornada em Sprints
Sprints a cada 3 meses, com 3 disciplinas + 1 MVP cada.
Teoria aplicada na prática
Os MVPs ao final de cada Sprint colocam seus conhecimentos em prática e formam portfólio.
100% online
Metodologia e formato pensados para otimizar seu aprendizado e se encaixar na sua rotina.
Discord
Faça parte de uma comunidade acadêmica e interaja com colegas e professores.
Pensamento Crítico
Estude com base em situações e dilemas reais do mercado de trabalho.
Aulas em formatos diferentes
Além das tradicionais videoaulas gravadas, tenha acesso a debates, podcasts, e-books e muito mais
Certificação rápida
Tenha uma formação completa e um certificado Lato Sensu com a excelência PUC-Rio em 12 meses.
Visão 360º do mercado
Análise integral a partir de um pensamento crítico voltado para sua prática jurídica e social.
Contato com o mercado jurídico
Tenha momentos com profissionais relevantes para refletir sobre caminhos e discutir soluções.
Estudo de casos jurídicos
Debates multidisciplinares
Encontros ao vivo e aulas gravadas
Suporte personalizado
Evolua na PUC-Rio
Estude, pesquise, aproveite o espaço de coworking e faça seu networking no campus.
Lab_CC
Criação de portfólio
Community Hub
Projeto cultural x TCC
Perfil Hands-on
Crítica à sociedade
Suporte 360°
Duração do curso
Modalidade
Conteúdo online.
Certificação
Certificado de Curso PUC-Rio.
Reconhecido pelo MEC
Carga horária
30 horas de curso.
Tecnologia
Vivência na área
Ensino de excelência
Teoria e prática
Conteúdo do Curso
Pesquisa com Usuário
Introdução à Pesquisa com Usuários: Objetivos, Métodos, Materiais
Duração: 30h | Professoras: Simone Barbosa e Ariane Rodrigues
- Conceitos básicos de pesquisa com usuários;
- Ciclo de vida de design e desenvolvimento;
- Identificação e caracterização de objetivos dos usuários;
- Tipos de dados: subjetivos versus objetivos; quantitativos versus qualitativos;
- Métodos de pesquisa;
- Questões éticas em pesquisas com pessoas.
Pesquisa Qualitativa
Duração: 30h | Professoras: Simone Barbosa e Ariane Rodrigues
- Introdução à pesquisa qualitativa;
- Tipos de perguntas e dados coletados;
- Métodos de pesquisa qualitativa;
- Planejamento, execução, análise e comunicação dos dados;
- Habilidades e comportamento do pesquisador;
- Qualidade e confiabilidade dos resultados;
- Organização do espaço de problema: definição de personas e cenários de problema.
Pesquisa Quantitativa
Duração: 30h | Professoras: Simone Barbosa e Ariane Rodrigues
- Introdução à pesquisa quantitativa;
- Tipos de perguntas e dados coletados;
- Métodos de pesquisa quantitativa;
- Planejamento, execução, análise e comunicação dos dados;
- Análise estatística e visualização dos resultados;
- Organização do espaço de problema: definição de personas e cenários de problema.
Projeto de Pesquisa IHC/UX
Duração: 30h | Professoras: Simone Barbosa e Ariane Rodrigues
- Projeto de pesquisa de IHC/UX utilizando métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa: planejamento, execução, análise e relato dos resultados;
- Reflexão sobre e comparação entre os métodos utilizados.
Projeto da Interação Humano-Computador e da Interface do Usuário
Introdução ao Design de IHC/UX/UI
Duração: 30h | Professoras: Simone Barbosa e Ariane Rodrigues
- Conceitos básicos de design de IHC/UX/UI;
- Ciclos de vida e abordagens para o design e desenvolvimento;
- Paradigmas e estilos de interação: definições e evolução;
- Mecanismos e dispositivos de interação;
- Conceitos de qualidade abrangendo usabilidade, acessibilidade, experiência do usuário e comunicabilidade.
Design e Especificação da Interação Usuário-Sistema
Duração: 30h | Professoras: Simone Barbosa e Ariane Rodrigues
- Elementos de design do IHC;
- Conceitos de qualidade relacionados à interação;
- Especificação de objetivos e tarefas;
- Conceituação da interação usuário-sistema;
- Jornadas do usuário;
- Cenários e modelagem de interação;
- Prototipação da navegação;
- Aplicação de princípios e diretrizes;
- Aspectos cognitivos da interação;
- Racionalidade do projeto: organização do espaço de solução e justificativa das decisões tomadas.
Design e Prototipação da Interface do Usuário
Duração: 30h | Prof.: Jacques Chueke
- Elementos de design de interface do usuário;
- Conceitos de qualidade relacionados à interface do usuário;
- Classificação de cargas quanto à funcionalidade e fidelidade;
- Construção de wireframes e protótipos interativos de alta-fidelidade;
- Aplicação de princípios e diretrizes;
- Aspectos cognitivos da interface do usuário;
- Interfaces acessíveis a diversos perfis de usuários;
- Racionalidade do projeto: organização do espaço de solução e justificativa das decisões tomadas.
Projeto/MVP em Design de IHC/UX/UI
Duração: 30h | Professores: Ariane Rodrigues e Jacques Chueke
- Projeto de interação e criação de um recurso sem código de fidelidade para vários dispositivos, incluindo o design rationale das soluções;
- Reflexão sobre e comparação entre as soluções utilizadas e produzidas.
Avaliação da Qualidade de Uso de Sistemas Computacionais Interativos
Introdução à Avaliação de IHC/UX
Duração: 30h | Profª.: Greis Francy Mireya Silva Calpa
- Definição dos objetivos gerais e especificações da avaliação;
- Compreensão das vantagens e limitações da avaliação em ambientes controlados (laboratório) e no contexto real (campo);
- Distinção entre avaliações contínuas durante o processo (formativa) e avaliações para conclusões finais (conclusiva);
- Tipos de dados obtidos: subjetivos versus objetivos; descritos versus qualitativos;
- Tipos de métodos de avaliação: quando e por que adotar cada método;
- Perguntas éticas envolvidas em pesquisas com pessoas.
Avaliação por Inspeção
Duração: 30h | Professores: Alberto Barbosa Raposo, Greis Francy Mireya Silva Calpa e Ariane M.B. Rodrigues
- Introdução à avaliação em UX;
- Métodos de avaliação por inspeção: percurso cognitivo e análise heurística;
- Habilidades e comportamento do avaliador;
- Procedimento de avaliação: planejamento, execução, análise e comunicação dos resultados;
- Recomendações para melhoria com base nos resultados obtidos.
Avaliação por Observação de Uso
Duração: 30h | Professores: Priscilla Abreu e Ariane M.B. Rodrigues
- Introdução à avaliação por observação de uso;
- Métodos de avaliação de observação;
- Habilidades e comportamento do avaliador;
- Procedimento de avaliação: planejamento, execução, análise e comunicação dos resultados;
- Recomendações para melhorar com base nos resultados obtidos;
- Cuidados com anonimização e privacidade dos dados.
Projeto/MVP de Avaliação de IHC/UX/UI
Duração: 30h | Professores: Alberto Barbosa Raposo e Greis Francy Mireya Silva Calpa
- Projeto de avaliação de relato/UI do uso: métodos de planejamento/observação, acompanhamento e análise dos usos;
- Reflexão sobre e comparação entre os métodos utilizados.

Alberto Barbosa Raposo
Professor do Departamento de Informática da PUC-Rio. Coordena projetos junto a empresas como Embraer, GE e Petrobras.

Greis Francy Mireya Silva Calpa
Professora do Departamento de Informática da PUC-Rio. Coordena projetos de P&D nas áreas de Interação Humano-Computador, Realidade Virtual e Ciência de Dados
Alberto Barbosa Raposo
- Professor do Quadro Principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde orienta pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de Computação Gráfica e Interação Humano-Computador.
- Seus tópicos de interesse incluem: Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Processamento de Imagens, Visão Computacional, Aprendizado de Máquina, Interação Natural, Metaverso.
- Doutor pela UNICAMP, onde realizou também estágio de pós-doutorado.
- Gerente de área no Instituto Tecgraf da PUC-Rio, onde coordena projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com várias empresas em diversos setores, como, por exemplo, Embraer, GE e Petrobras
Greis Francy Mireya Silva Calpa
- Professora do Quadro Principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde orienta pesquisas nas áreas de Interação Humano-Computador (IHC) e sua interseção com Inteligência Artificial.
- Seus interesses de pesquisa incluem interfaces inteligentes aplicadas na saúde, indústria e educação; técnicas de ML nos processos de IHC; design de IHC para sistemas inteligentes; jogos sérios, tecnologias assistivas, interação multimodal e computação afetiva.
- Doutora em Informática pela PUC-Rio, com ênfase em IHC. Realizou estágios de pós-doutorado no Departamento de Informática da PUC-Rio e no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).
- Consultora acadêmico-tecnológica no Instituto Tecgraf da PUC-Rio, coordenando equipe de análise de dados no grupo de Realidade Virtual e Interatividade Digital em projetos realizados junto a Petrobras.
Time de professores que praticam o que ensinam
Alberto Barbosa Raposo
- Professor do Quadro Principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde orienta pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de Computação Gráfica e Interação Humano-Computador.
- Seus tópicos de interesse incluem: Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Processamento de Imagens, Visão Computacional, Aprendizado de Máquina, Interação Natural, Metaverso.
- Doutor pela UNICAMP, onde realizou também estágio de pós-doutorado.
- Gerente de área no Instituto Tecgraf da PUC-Rio, onde coordena projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com várias empresas em diversos setores, como, por exemplo, Embraer, GE e Petrobras
Greis Francy Mireya Silva Calpa
- Professora do Quadro Principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde orienta pesquisas nas áreas de Interação Humano-Computador (IHC) e sua interseção com Inteligência Artificial.
- Seus interesses de pesquisa incluem interfaces inteligentes aplicadas na saúde, indústria e educação; técnicas de ML nos processos de IHC; design de IHC para sistemas inteligentes; jogos sérios, tecnologias assistivas, interação multimodal e computação afetiva.
- Doutora em Informática pela PUC-Rio, com ênfase em IHC. Realizou estágios de pós-doutorado no Departamento de Informática da PUC-Rio e no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).
- Consultora acadêmico-tecnológica no Instituto Tecgraf da PUC-Rio, coordenando equipe de análise de dados no grupo de Realidade Virtual e Interatividade Digital em projetos realizados junto a Petrobras.
Alberto Barbosa Raposo
Greis Francy Mireya Silva Calpa
Preço e formas de pagamento
Parcelamento em até 18x no cartão de crédito ou boleto

Formulário enviado com sucesso!
Cursos relacionados
Desenvolvimento Full Stack Básico
Capacite-se para atuar no mercado de TI e torne-se um desenvolvedor full stack capaz de criar soluções inteligentes.
Desenvolvimento Front-End Avançado
Aprenda a trabalhar com bancos de dados e a desenvolver softwares que facilitem a interação dos usuários com as diversas interfaces tecnológicas da atualidade.
Análise de Dados e Boas Práticas
Aprofunde seus conhecimentos em conceitos como: estatística, programação, aquisição, preparação, limpeza e tratamento de dados.
Pesquisa com Usuários
Aprenda a montar, aplicar e fazer a análise de pesquisas quanti e qualitativas. Aborde desde a organização do espaço de problema, métodos de abordagem e habilidades necessárias para o pesquisador.
Qualidade de Software, Segurança e Sistemas Inteligentes
Aperfeiçoe seus conhecimentos na elaboração de testes de qualidade de software, requisitos para o desenvolvimento e implementação de um software seguro, e na engenharia de sistemas de softwares inteligentes.
Desenvolvimento Back-end Avançado
Capacite-se para atuar no mercado de TI e torne-se um desenvolvedor back-end capaz de criar soluções inteligentes.
Arquitetura de Software
Aprenda na prática a projetar, implementar e testar softwares com ferramentas inteligentes.
Engenharia de Dados
Estude na prática como modelar, projetar, implementar e monitorar soluções para o uso de dados.
Avaliação da Qualidade de Uso de Sistemas Computacionais Interativos
Aprenda a utilizar na prática métodos de Interação Humano-Computador (IHC) e User Experience (UX).
Do Zero ao Código
Estude dados, algoritmos e linguagens de programação para construir páginas web do zero ao código.
Machine Learning e Analytics
Habilite-se para aplicar conhecimentos de algoritmos e de aprendizado de máquina em problemas reais.
Projeto da Interação Humano-Computador e da Interface do Usuário
Aprenda a prototipar projetos focando na usabilidade, acessibilidade, UX e comunicabilidade da jornada.
Gestão Ágil de Projetos e Produtos
Estude como aplicar princípios e diretrizes de Agilidade no desenvolvimento de soluções tecnológicas.