

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Acompanhe
A incorporação das ferramentas de inteligência artificial no nosso dia a dia fez com que mudasse também a maneira como nos relacionamos com o consumo de informações. Se antes digitávamos um termo na busca e recebíamos como resposta uma seleção de links com possíveis resultados, agora recebemos de volta uma síntese do que de mais relevante foi encontrado em todas as fontes pesquisadas.
Isso muda tudo. A maneira como instruímos uma ferramenta de IA a buscar informações é diferente da forma como conversamos com mecanismos de busca. Nesse novo contexto, entram em cena os prompts, conjuntos de instruções claras e contextualizadas que serão determinantes nos resultados que você recebe. Tanto é que ser “engenheiro de prompt” é uma das profissões que estão em alta.
Veja a seguir 5 orientações para criar bons prompts.
Pense em uma conversa do dia a dia com algum colega de trabalho. Se você der a ele uma instrução de tarefa de forma incompleta, são grandes as chances de que a execução não saia como você espera. Com as inteligências artificiais é a mesma coisa. Você precisa ser claro e específico no seu pedido.
❌ Em vez de: “escreva um texto sobre marketing”.
✅ Prefira: “escreva um texto de 400 palavras sobre o que é o marketing. Use um tom acadêmico, referenciando as fontes pesquisadas”.
Note que no exemplo nós definimos o tom do texto. Quanto mais informações contextuais você puder oferecer, melhor será o seu resultado. Por exemplo, você pode acrescentar mais informações como o perfil do público que vai ler o texto, em que local ele será publicado e quais informações seus leitores já têm. Essas regras vão ajudar a IA a modelar um texto mais adequado para cada ocasião.
✅ Refinando seu prompt: “Escreva um texto de 400 palavras sobre o que é o marketing. Use um tom acadêmico, referenciando as fontes pesquisadas. O texto será distribuído para alunos do Ensino Médio. Eles estão estudando diferentes profissões para que possam ter subsídios para escolher qual curso farão no vestibular. Não use jargões ou expressões do meio que não sejam de uso comum”.
Como você quer o resultado de uma pesquisa pode ser tão importante quanto o resultado em si. Seguindo nosso exemplo, você pode adicionar instruções de como quer que a resposta seja exibida. Por exemplo, você pode pedir para que o texto contenha uma tabela, uma lista ou um passo a passo para tornar as informações mais fáceis de serem compreendidas. Dar exemplos é sempre uma boa ideia.
✅ Exemplo: “Inclua no texto uma tabela com as principais características para ser um profissional de marketing”.
Não se dê por satisfeito com o primeiro resultado que você recebe. Sempre há espaço para melhorias e aperfeiçoamentos. No caso de um texto, você pode pedir para a IA sugerir duas ou três versões e escolher a melhor a partir delas. Lembre-se também de que esse é um processo de construção conjunta e você pode ir refinando seu pedido até obter um resultado ideal.
Se você encontrou alguma informação incorreta ou se tem dúvidas da procedência, peça à IA que revele a fonte ou explique melhor. É comum que as ferramentas ofereçam informações distorcidas quando consultam fontes de baixa qualidade, mas que estão em destaque na internet. Você pode minimizar erros como esses restringindo as fontes nas quais a IA pesquisa. Porém, sempre revise o conteúdo final. A responsabilidade pelo resultado levado adiante será sempre sua.
Prompts são conjuntos de instruções claras e contextualizadas que você fornece a ferramentas de inteligência artificial para obter resultados específicos. Eles são importantes porque determinam a qualidade e relevância das respostas que você recebe. Quanto melhor estruturado for seu prompt, mais preciso e útil será o resultado gerado pela IA.
Para criar bons prompts, você deve ser claro e específico nas instruções, definir o contexto adequado, especificar o formato desejado da resposta, incluir detalhes sobre o público-alvo e estabelecer o tom de comunicação.
O contexto é fundamental para criar bons prompts porque permite que a IA compreenda melhor suas necessidades. Informações como o perfil do público, onde o conteúdo será usado, o nível de conhecimento prévio da audiência e o tom desejado ajudam a IA a modelar respostas mais adequadas e personalizadas para cada situação.
Sim! Ao criar bons prompts, você pode especificar como deseja que a resposta seja apresentada. Você pode solicitar que o conteúdo inclua tabelas, listas, passo a passo, infográficos descritivos ou outros formatos que tornem as informações mais claras e fáceis de compreender para seu público.
Você pode refinar prompts adicionando mais camadas de informação gradualmente, pedindo múltiplas versões da resposta, ou ajustando instruções específicas com base no resultado inicial. Trate a criação de prompts como um processo iterativo de construção conjunta, onde você vai aperfeiçoando suas instruções até alcançar o resultado ideal.
Sim, sempre! Mesmo com prompts bem elaborados, é essencial revisar o conteúdo final, pois as IAs podem apresentar informações distorcidas ou incorretas. Você pode minimizar erros restringindo as fontes de pesquisa nos seus prompts, mas a responsabilidade final pelo conteúdo é sempre sua.
Ao criar bons prompts, você pode incluir instruções para que a IA cite as fontes pesquisadas. Se encontrar informações suspeitas, peça à IA que explique melhor ou revele a origem dos dados. Além disso, você pode restringir as fontes de pesquisa nos seus prompts e sempre fazer uma verificação manual das informações mais críticas.
Por Wikerson Landim
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
Assine a
News PUC-Rio Digital
para evoluir na sua carreira
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Saiba mais sobre a Coordenação Central de Educação Continuada